O que é Comunicação Visual?

A comunicação visual é uma maneira de informar e comunicar através de elementos visuais, como infográfico, fotografias, vídeos, apresentações, entre diversos outros.

Todo recurso ou elemento que nos atinge visualmente, com o objetivo de transmitir uma informação ou contar uma história, é considerado um aspecto da comunicação visual.

A comunicação visual é essencial para ajudar o receptor da mensagem, a compreender as informações de forma mais fácil e rápida.

Por exemplo, quando você tem um trabalho, seja da faculdade, escola ou empresa, e escolhe cartazes, infográficos ou qualquer apresentação visual. Neste caso, você utiliza da comunicação visual para transmitir sua informação de forma mais lúdica.

A comunicação visual costuma utilizar as cores, imagens, movimentos, formas e desenhos com efeitos que ajudam na compreensão da informação.

Ela é importante, porque pode explicar conceitos mais complexos de uma forma mais fácil para qualquer pessoa entender.

Principais tipos de comunicação visual

Existem diferentes tipos e formas de transmitir informações através da comunicação visual. Dependendo da informação a ser transmitida, o tipo de recurso visual usado na comunicação pode variar.

Infográficos

infograficos_comunicacao_visual

Um infográfico é um conjunto de imagens, cores, gráficos e até mesmo texto (em pequena quantidade), que fornece uma visão geral e resumida, de uma informação que geralmente é grande.

Os infográficos usam recursos visuais para comunicar informações de forma rápida e clara. Por isso, é uma ferramenta muito utilizada no meio empresarial.

Dentro do grupo dos infográficos, também há as tabelas e os gráficos, que assim como os infográficos, podem apresentar a mesma mensagem. Porém, a diferença é que o infográfico é algo mais dinâmico, podendo utilizar fotografia, desenho, diagrama estatístico, etc.

Veja mais sobre o significado de infográfico e tipos de gráficos e suas funções.

Diagrama de Processo

diagrama de processo

Um diagrama de processo é um recurso visual muito utilizado pelo meio empresarial para representar uma série de etapas que são significativas para um negócio.

Basicamente, um diagrama é o desenho de um grande processo, utilizado para facilitar o entendimento de algo muito mais amplo, dividindo em etapas para facilitar a compreensão do todo.

Neste tipo de comunicação visual, é utilizado coisas muito simples, como formas geométricas ligadas umas às outras e textos resumindo as etapas.

Veja também o significado de diagrama.

Mapas

mapas

O mapa é uma representação visual de uma região, e serve como guia, apresentando como chegar a um certo destino.

O mapa é um dos maiores exemplos de como a humanidade utiliza a comunicação visual para se guiar, informar e entender.

Apresentação

apresentação

A apresentação é um dos maiores recursos visuais, utilizados em escolas, faculdades, empresas, entre outros locais. É usada numa forma de apresentar um trabalho ou um projeto de forma lúdica, dinâmica e representativa.

Cartazes, imagens, vídeos e slides em softwares são exemplos de recursos utilizados em uma apresentação.

Mapa Mental

mapa mental

Um mapa mental, utilizado principalmente por estudantes, é uma forma de organizar os pensamentos, numa ordem e estrutura aleatória.

O objetivo do mapa mental, é estruturar de maneira visual o que você entendeu sobre alguma informação ou tópico, para estudar e absorver posteriormente as partes mais importantes do tema.

Veja mais sobre o significado de mapa mental.

Fotografia

fotografia

A fotografia é um tipo de comunicação visual que está intimamente ligada aos sentimentos e emoções. Em sua maioria, as pessoas fotografam numa forma de guardar aquele momento importante.

O objetivo da fotografia é registrar informar um fato ocorrido ou transmitir uma mensagem que pode ser interpretada de diferentes maneiras, dependendo das experiências, cultura e visão de mundo de quem vê.

Vídeo

vídeo

Os vídeos são o primeiro tipo de comunicação que ativa dois sentidos dos seres humanos ao mesmo tempo: a visão e a audição.

O vídeo ganhou força nos últimos tempos, devido a sua grande eficiência em transmitir uma mensagem de maneira dinâmica, rápida e com efeitos especiais que chamam e prendem a atenção do receptor.

Veja também:

Data de atualização: 23/11/2020.