Significado de Hang loose

O que é Hang loose:

Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que "está de boa", "tudo tranquilo", "tudo na paz" ou que "a situação está sob controle".

Hang Loose

A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento.

O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o "apontador", "anelar" e "dedo do meio" ficam para baixo.

Origem do Hang Loose

A lenda da origem do hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado Tahito - também conhecido como Moiheka - fez uma longa viagem entre o Tahiti e o Havaí, surfando todas as ondas que encontrou pelo caminho.

Depois de muito andar, o rei achou um lugar para passar a sua vida, em um local chamado Mokaiwa, na ilha de Kauai. Lá, ele ficou conhecido por enfrentar as ondas mais ameaçadoras e, por viver muitos anos na ilha, acabou por ser considerado o rei da região.

No entanto, um certo dia, um tubarão mordeu a mão de Tahito, arrancando três de seus dedos, deixando apenas o dedão e o mindinho.

O rei, que sempre saudava as pessoas enquanto surfava, usava a mão sem os dedos para cumprimentar quem o assistia. O gesto do rei ficou conhecido como "shaka brah", que quer dizer "tudo bem".

O símbolo ficou muito popular entre os havaianos, que o usavam como forma de cumprimento.

Quando os americanos chegaram ao Havaí, deram o nome de "hang loose" para o gesto comum entre os surfistas da região.

Hang Loose na "Nova Era"

Existem algumas religiões que acreditam que o "hang loose" é uma das várias simbologias incorporadas pelas sociedades contemporâneas e pela "Nova Era" - doutrina que defende que todas as religiões estão interligadas e possuem verdades em comum.

O "hang loose" é muitas vezes interpretado erroneamente como um símbolo demoníaco ou ligado à Satã. Essa interpretação é sensasionalista e não possui embasamento histórico, científico ou literário do real significado da simbologia da expressão e gesto do "hang loose": apenas um cumprimento positivo entre os surfistas.

Data de atualização: 18/12/2014.