Tipos de cultura

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

Cultura é um conjunto de particularidades que caracterizam um grupo de pessoas, uma família ou uma sociedade. É formada por princípios morais, hábitos, costumes, histórias, manifestações religiosas, entre outros.

A palavra cultura também pode representar variados fenômenos sociais que surgem ao longo da história e que caracterizam um tipo de comportamento em diferentes momentos históricos.

A cultura é objeto de estudo de áreas do conhecimento como Sociologia e Antropologia, sendo importante para identificar as características de um povo e a forma de organização das sociedades em épocas distintas.

Conheça um pouco dos diferentes tipos de cultura que existem:

Cultura popular

A cultura popular é composta por características que representam uma sociedade. É formada por elementos representativos de um grupo social, sendo uma forma de expressão de identidade de um determinado povo.

É caracterizada pelo surgimento espontâneo, já que é derivada de hábitos e costumes sociais. É caracterizada também pela simplicidade, pois não requer conhecimentos refinados para que seja compreendida e vivenciada.

A cultura popular é passada entre gerações, por meio dos relacionamentos humanos. Além disso, não é um conjunto de características imutáveis, pois molda-se de acordo com as mudanças sociais e comportamentais que ocorrem com o passar do tempo.

Nesse tipo de cultura estão incluídos: hábitos alimentares, idiomas, festas populares, gosto musical, comportamento, expressão de religiosidade, organização social e relacionamentos.

Conheça mais sobre o significado de Cultura Popular.

Cultura brasileira

A cultura brasileira é muito rica e diversa, pois é formada a partir da mistura de várias etnias que chegaram ao país. Assim, a cultura brasileira é caracterizada pela miscigenação, a mistura de diferentes.

Para saber mais sobre o assunto, veja também o significado de miscigenação.

Fazem parte da cultura brasileira, por exemplo, elementos que pertencem aos povos indígenas que já viviam no território antes da chegada dos portugueses.

Os aspectos culturais trazidos pelos portugueses e por imigrantes de outros países europeus também integram a cultura brasileira. Da mesma forma, os hábitos culturais do povo negro, também são uma presença muito forte na cultura do país.

Cultura afro-brasileira

A cultura afro-brasileira é formada pelo conjunto de inúmeras manifestações culturais que têm sua origem nos povos oriundos do continente Africano.

Ela reflete todas as formas de expressão cultural destas etnias e está expressa na representação da identidade, nos hábitos alimentares, na música, nas histórias contadas dentro das famílias e etc.

A cultura afro-brasileira é fundamental dentro da história da cultura do Brasil, pois representa as origens e conta a história de grande parte da população do país.

Em geral, encontra-se essa cultura mais fortemente representada nas regiões que receberam o maior número de escravos durante o período do Brasil Colonial. São alguns exemplos os seguintes estados: Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

Algumas das mais conhecidas formas de expressão da cultura afro-brasileira são:

  • As manifestações religiosas de Candomblé e Umbanda.
  • A capoeira e o samba.
  • Comidas como a feijoada, acarajé e vatapá.

Leia mais sobre o significado da Cultura afro-brasileira.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é relacionada com o ambiente empresarial e inclui as regras e normas que devem ser utilizadas e seguidas dentro de uma empresa ou organização.

No conceito de cultura organizacional são incluídos dois fatores fundamentais:

  • Comportamento: condutas que são esperadas dos funcionários que fazem parte do quadro funcional da empresa: inclui questões de administração dos recursos humanos.
  • Clima: é o ambiente que deve ser construído e respeitado dentro da empresa, sendo fundamental para garantir o bom relacionamento entre os funcionários, assim como a produtividade da empresa.

Saiba mais sobre a cultura organizacional.

Cultura erudita

A cultura erudita é o conhecimento que é obtido através do estudo e da investigação. É o tipo de entendimento que permite a formação de um pensamento crítico e reflexivo.

A cultura erudita pode ser construída através do estudo formal, técnico, da leitura ou de uma formação acadêmica, por exemplo. Tragédias gregas e exposições de arte conceitual são bons exemplos desse tipo de cultura.

Por essa razão, a cultura erudita pode ser considerada um oposto à cultura de massa, já que não é de tão fácil acesso a todas as pessoas e acaba por ser mais restrita a pequenos grupos.

Saiba mais sobre o significado da cultura erudita.

Cultura de massa

A cultura de massa, um conceito relativamente novo, é um conjunto de valores e de ideias que é relacionado à influência das mídias em geral. Pode estar associada às notícias, filmes, publicidade, desenhos ou qualquer outro meio de expressão que atinja um grande número de pessoas.

São conceitos formulados e levados à população em geral - por isso chamados de cultura de massa - com o intuito de induzir determinados hábitos de consumo nas pessoas.

Esses conceitos cumprem a função de "padronizar os desejos" das pessoas, para permitir que elas desejem investir e adquirir os produtos que estão à venda no mercado, garantindo o aumento do consumo em geral.

Por essa razão, o conceito de cultura de massa é diretamente associado ao surgimento do sistema capitalista e aos hábitos de consumo. Conheça mais sobre as influências da Cultura de massa.

Para saber mais sobre o assunto, veja também os significados de Cultura, Sociologia e Antropologia.

Data de atualização: 31/07/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.