Significado de Integridade

O que é Integridade:

Integridade é um substantivo feminino com origem no latim integritate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.

Em sentido figurado a integridade pode ser descrita como honradez, pureza ou inocência. Pode designar uma atitude de plenitude moral, sendo a característica de uma pessoa incorruptível. Ex: O juiz era respeitado por todos os seus colegas, porque era um exemplo de integridade.

Integridade pessoal, moral e física

A integridade moral indica a inteireza moral e dignidade de um indivíduo. Assim, se um pessoa for humilhada psicologicamente ou insultado, é provável que a sua integridade moral tenha sido afetada.

A integridade física remete para o bem estar ou saúde física de um indivíduo ou grupo. Ex: As pessoas tiveram que ser evacuadas do estádio porque a sua integridade física estava em perigo.

A integridade pessoal é um conceito mais amplo, que inclui a integridade moral e física e é um direito previsto na constituição de vários países do mundo.

Na Constituição Federal Brasileira de 1988, por exemplo, o artigo 1º (dos princípios fundamentais) indica a importância da "dignidade da pessoa humana", enquanto o artigo 5º (direitos e garantias fundamentais) expressa que "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante".

Integridade de dados

A integridade de dados é uma das características essenciais da segurança da informação, e garante que as informações não sofreram alterações que não foram autorizadas ou que são impróprias. A integridade de dados também assegura que um documento não é alterado depois de ter sido assinado.

No contexto de bancos de dados relacional é comum falar de integridade referencial, que tem como objetivo conservar as relações existentes entre tabelas quando algumas linhas são inseridas ou eliminadas.

Data de atualização: 19/02/2014. O significado de Integridade está na categoria: Geral