Significado de Pessoa

O que é Pessoa:

Pessoa é uma palavra com origem no latim persona e que indica um ser ou criatura humana, um homem ou mulher, enquanto ser moral.

Uma pessoa é um ser consciente, com arbítrio próprio e, por isso, partindo do princípio que apresenta plena capacidade mental, é responsável pelos seus atos. Alguns sinônimos da palavra pessoa são: personagem, individualidade, cidadão, personalidade, indivíduo ou ser.

Na gramática, a pessoa é a categoria gramatical do verbo e do pronome que indica a relação dos falantes de acordo com o discurso. Em português se expressa quer através das diversas formas dos pronomes pessoais, quer através da variação das formas verbais. Distingue-se a 1ª e 2ª pessoas (o sujeito falante ou emissor e o sujeito ouvinte ou receptor, respetivamente) e a 3ª pessoa (aquela de quem se fala, ou então, tudo o que não é eu-tu).

No mistério da Santíssima Trindade existem três pessoas divinas numa mesma natureza. O termo "pessoa", utilizado provavelmente pela primeira vez por Tertuliano, teve origem na luta contra o sabelianismo. A teologia grega prefere o termo "hipóstase", a latina o termo "pessoa". Deus é a primeira pessoa da Trindade, Jesus é a segunda e o Espírito Santo é a terceira. As 3 pessoas divinas são iguais, inseparáveis no ser, co-eternas e consubstanciais.

Quando a palavra pessoa é usada com letra maiúscula (substantivo próprio), é provável que seja uma referência ao poeta português Fernando Pessoa. Ex: Eu sou um grande admirador da obra de Pessoa.

Pessoa jurídica

No âmbito do direito, uma pessoa jurídica é uma entidade que pode ter direitos e deveres e que apresenta uma personalidade jurídica. Existem pessoas jurídicas de direito público (diferentes Estados) e pessoas jurídicas de direito privado (fundações e organizações religiosas). O Código Civil brasileiro apresenta uma grande parte das bases legais relativas a pessoas jurídicas.

Data de atualização: 21/07/2013.