Significado do Jeitinho brasileiro

O que é o Jeitinho brasileiro:

A expressão “jeitinho brasileiro” se refere à abordagem improvisada e muitas vezes informal com a qual o brasileiro resolve situações problemáticas.

Esse jeitinho brasileiro de ser é visto tanto como negativo quanto positivo, consoante a situação na qual ele é aplicado.

Diz-se que a primeira prática do jeitinho brasileiro aconteceu em 1946, quando um cidadão estrangeiro solicitou um visto a um consulado brasileiro.

Na época, o indivíduo teve seu pedido registrado sob a profissão de agrônomo (quando na verdade ele era médico), como forma de ter o seu processo facilitado.

Apesar de a origem da prática ter ocorrido em 1946, o registro histórico e oficial da expressão deu-se em 1982.

Confira as informações abaixo, entenda o que é o jeitinho brasileiro e conheça suas diferentes conotações.

Lado negativo do jeitinho brasileiro

No que diz respeito à conotação negativa, o jeitinho brasileiro é associado à corrupção, à falta de educação, à falta de civismo, à lábia e ao mau-caratismo.

Entende-se como jeitinho brasileiro toda e qualquer tentativa de enganar outra(s) pessoa(s) em benefício próprio.

Os próprios brasileiros muitas vezes associam o conceito do jeitinho a uma tentativa de resolver os problemas ou as situações difíceis através de métodos incorretos no que diz respeito ao cumprimento de regras e até mesmo de leis.

Charge jeitinho brasileiro

Charge ilustrando a conotação negativa do jeitinho brasileiro

Exemplo prático:

Um cidadão vai a um banco para pedir informações. Ao chegar lá, ele se depara com uma grande fila de clientes que aguardam por atendimento.

O cidadão acha desnecessário esperar todas aquelas pessoas serem atendidas, afinal o caso dele “é rapidinho”, pois ele “só” quer fazer “uma perguntinha”.

Dessa forma, o cidadão vai diretamente ao guichê e apesar do desagrado de todos aqueles que aguardavam na fila, consegue esclarecer sua questão juntamente do atendente do balcão.

A isso podemos chamar de jeitinho brasileiro.

O correto seria o cidadão aguardar na fila, como todos os outros clientes, independentemente de a sua questão ser rápida ou não.

No entanto, ele acabou dando um “jeitinho” de resolver seu problema de outra forma, por sinal incorreta, desrespeitando os outros clientes.

Lado positivo do jeitinho brasileiro

Se por um lado o jeitinho brasileiro é motivo de desagrado, por outro ele é considerado uma das maiores qualidades dos cidadãos brasileiros.

Famoso por seu jeito alegre e descontraído de ser, diz-se que o povo brasileiro costuma se comportar com mais informalidade e descontração do que cidadãos de outras nacionalidades, até mesmo nas mais estressantes situações.

No que diz respeito à conotação positiva, o jeitinho brasileiro é associado a uma forma leve, criativa, flexível e otimista de levar a vida e resolver situações, respeitando toda e qualquer norma social.

Exemplo prático:

Uma família passa toda uma semana planejando o fim de semana em uma região de veraneio: praias para visitar, trilhas a percorrer, atividades ao ar livre, etc.

Exatamente um dia antes de viajar, o tempo muda drasticamente e os planos de sol e mar têm de ser cancelados. No entanto, isso não é um problema para essa família, pois eles prontamente replanejaram o fim de semana e substituíram as atividades ao ar livre por atividades agradáveis em locais fechados (boliche, kart, etc.)

Em outras palavras, em vez de ficarem chateados e revoltados com a alteração repentina da programação, eles decidiram curtir e desfrutar da melhor forma possível, o tempo em que estariam reunidos.

Estudos sociais sobre o jeitinho brasileiro

Ao longo dos anos, o jeitinho brasileiro já foi alvo de estudo de alguns especialistas, principalmente no âmbito da sociologia.

Saiba mais sobre sociologia.

Confira abaixo as principais conclusões às quais alguns estudiosos chegaram.

Roberto DaMatta

Roberto DaMatta é um antropólogo que realizou um estudo comparativo entre as formas como o jeitinho brasileiro e os cidadãos americanos lidavam com as leis.

O estudioso concluiu que os brasileiros, acostumados a infringir regras e leis de suas próprias instituições, muitas vezes se viam perplexos com tamanha formalidade, seriedade e respeito com os quais os americanos agiam.

Lívia Barbosa

A antropóloga diz em um de seus livros que o jeitinho brasileiro estaria localizado entre dois polos: favor e corrupção.

Exemplos disso são os casos onde uma pessoa tem um amigo que é funcionário de determinado órgão e ao precisar resolver alguma questão juntamente desse órgão, prefere pedir um “favor” ao amigo do que seguir todos os trâmites envolvidos.

Sérgio Buarque de Holanda

O antropólogo destaca aquela que é apontada por todos como uma das características mais emblemáticas da personalidade do brasileiro: a cordialidade.

A cordialidade é um sentimento que faz com que os homens ajam com base no sentimento de gentileza em detrimento da ação baseada na razão.

No âmbito da antropologia, podemos dizer que o jeitinho brasileiro pode ser atribuído ao lado emocional do brasileiro, que na maioria das vezes apresenta uma abordagem informal para tratar de qualquer assunto.

Saiba o significado de antropologia.

Fernanda Carlos Borges

Os estudos da filósofa Fernanda Borges sobre o jeitinho brasileiro são baseados na antropologia e em abordagens culturais, filosóficas e cognitivas.

Apesar de algumas pessoas considerarem que o famoso jeitinho brasileiro impeça o crescimento, para a filósofa o brasileiro simplesmente desenvolveu um novo modo de vida que tem por base a afetividade.

Veja também o significado de:

­­­­­­­­­­­

Data de atualização: 30/08/2018. O significado do Jeitinho brasileiro está nas categorias: Geral, Expressões Populares, Filosofia