Fair Play

O que é o fair play no esporte:

Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.

O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar cumprindo as regras.

Fora do âmbito esportivo, a expressão fair play é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.

Fair play tem uma correlação com espírito esportivo, muito pela influência do marketing e da mídia pressionando os atletas por melhores resultados, fazendo com que eles pensem na vitória a qualquer preço, muitas vezes utilizando meios ilícitos, como o doping, a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo.

A FIFA, organismo responsável pelo futebol mundialmente, dá muita importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: My Game is Fair Play, que significa O Meu Jogo é Fair Play.

Fair play financeiro

Esta iniciativa criada pela UEFA (associação que controla o futebol no contexto europeu) tem como objetivo estabelecer um padrão de decência e honestidade financeira no futebol.

Assim, os times devem provar que não têm dívidas em atraso, sejam dívidas em relação a jogadores, outros clubes ou autoridades fiscais.

Atualizado em