Poema

O que é Poema:

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática. É possível, por exemplo, encontrarmos um haicai (de apenas três versos) sobre o salto de uma rã ou um soneto (de quatro estrofes) sobre o amor. O poema pode ter métrica e rima (como o soneto) ou pode abrir mão desses recursos estilísticos (como os poemas modernistas).

O poema pode ser definido como um texto em que a linguagem é explorada em suas mais variadas dimensões, dos seus aspectos sonoros aos visuais (caso da poesia concreta). No poema, mais do que em outros gêneros textuais, a linguagem vai além de sua função meramente comunicativa, transformando-se em objeto artístico por excelência.

Características do poema

O poema geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes. O verso é cada uma das linhas de um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos.

Muitos poemas têm rima e métrica. A rima é a repetição de um som (vocal ou consonantal) que ocorre a intervalos regulares dentro do poema. A métrica é a medida do verso, contada em sílabas poéticas.

Mas essas características listadas acima não são necessárias. Isto é: para quem um texto possa ser chamado de poema ele não precisa ter versos, estrofes, rimas e métrica. Há, por exemplo, poemas que não são escritos em verso - os chamados poemas em prosa. Da mesma forma, é possível escrever poemas sem rima (versos brancos) ou sem métrica (versos livres).

Uma característica importante do poema é a sua musicalidade. Aliterações, assonâncias e rimas são recursos responsáveis por conferir ao poema um ritmo de repetição bastante característico.

O uso de figuras de palavra, como metáforas e sinestesias, também é bastante frequente nos poemas. A utilização da linguagem figurada faz com que as palavras ganhem novos significados, novas possibilidades de combinação. A liberdade no uso da palavra é, sem dúvida alguma, uma característica importante do poema.

Na Grécia Antiga, todas as produções literárias - os gêneros épico, lírico e dramático - eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais.

O poema lírico, que era assim designado por ser cantado ao som da lira (instrumento musical), originou o gênero de arte que hoje se entende como lírico.

Os poemas dramáticos eram escritos em forma de verso para serem encenados.

No Brasil, alguns dos poetas mais famosos são Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Hilda Hilst e Ferreira Gullar. O português Fernando Pessoa é um dos poetas mais reconhecidos em todo o mundo.

Veja também:

Data de atualização: 14/04/2021.