Significado de Liturgia

O que é Liturgia:

Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica.

A palavra tem origem no grego leitourgos, palavra que servia para descrever alguém que fazia serviço público ou liderava uma cerimônia sagrada.

Apesar da palavra liturgia ser usada na Antiguidade, só depois dos séculos VIII e IX passou a ser usada no contexto da eucaristia na Igreja grega. O termo passou a fazer parte da igreja católica bastante mais tarde, por volta do século XVI.

A manifestação central da liturgia é a celebração do mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e a prestação de culto a Deus.

Inicialmente a liturgia era da responsabilidade dos apóstolos e bispos, mas é sabido que algumas igrejas criaram a sua própria liturgia, como a Igreja da Alexandria no Egito e da Antioquia na Síria.

Até a metade do século XVI não havia uma regra geral e obrigatória para a liturgia, mas foi implementada por Pio V e Clemente VIII. O Concílio Vaticano II significou uma renovação da liturgia, dando maior relevo à Sagrada Escritura na liturgia da palavra, incluindo a utilização de outras línguas em vez do latim, de forma a que mais pessoas pudessem participar de forma mais ativa.

A liturgia luterana derivou de ritos da missa católica, e adotou formas de oração e de canto. A Igreja calvinista, por exemplo, simplificou a liturgia, mas a anglicana, manteve quase todas as tradições litúrgicas da Igreja Católica.

Existem várias manifestações de liturgia, como a liturgia ambrosiana, liturgia de S. João Crisóstomo, liturgia moçárabe, liturgias orientais.

Existe a liturgia das horas, sendo esse nome a designação de leituras para horas diferentes do dia, com hinos e passagens bíblicas. Também existe a liturgia comentada, com textos explicativos a respeito da liturgia em questão.

O significado de Liturgia está na categoria: Religião