Significado do Método dedutivo

O que é o Método dedutivo:

Método dedutivo é um processo de análise da informação que utiliza o raciocínio lógico e a dedução para obter uma conclusão a respeito de um determinado assunto.

Neste processo, os raciocínios dedutivos apresentam conclusões que devem, necessariamente ser verdadeiras, se todas as premissas sejam também verdadeiras e ele respeitar uma estrutura lógica de pensamento.

Este método normalmente é usado para testar as hipóteses já existentes, chamadas de axiomas, para assim, provar teorias, denominadas de teoremas. Por isso, ele é também denominado de método hipotético-dedutivo.

Ele então está diretamente relacionado com o princípio da dedução, que significa o ato de concluir ou enumerar minuciosamente fatos e argumentos para chegar a uma conclusão.

Saiba mais sobre o Raciocínio lógico.

No método dedutivo, o pesquisador parte de princípios reconhecidos como verdadeiros, chamados de premissa maior, e estabelece relações com uma segunda proposição, chamada de premissa menor. Desta forma, a partir do raciocínio lógico, chega-se à verdade daquilo que se é proposto, a conclusão.

Exemplo: Todo mamífero tem um coração. (Premissa maior - axioma)

                Ora, todos os cães são mamíferos. (Premissa menor)

                Logo, todos os cães têm um coração. (Conclusão - teorema)

O método dedutivo tem origem atribuída aos antigos gregos, como Aristóteles, que contribuiu para a definição do método por meio do que ficou conhecido como lógica aristotélica, pautada na doutrina do silogismo. Depois, o método dedutivo foi sendo desenvolvido por Descartes, Spinoza e Leibniz.

Ele é um método de raciocínio muito utilizado nas pesquisas científicas e em diversas áreas, como Filosofia, Educação e Direito, por estar relacionado com as distintas formas de raciocinar.

Veja também o significado de Premissa e Silogismo.

Método dedutivo e Método indutivo

O método dedutivo normalmente se contrasta com o método que utiliza a indução como ferramente principal de análise.

Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

Outro aspecto importante é que, em muitas vezes, o método indutivo leva a uma generalização indevida dos casos específicos, que nem sempre podem ser consideradas verdades. Isto não ocorre no método dedutivo, pois ele utiliza o processo das premissas para chegar a conclusão.

Veja mais sobre o Método Indutivo.

O significado do Método dedutivo está nas categorias: Geral, Filosofia