Significado de Premissa

O que é Premissa:

Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Em lógica a premissa significa cada uma das proposições de um silogismo.

Dependendo do contexto em que é usada a palavra premissa pode ter como sinônimos, por exemplo: princípio, ideia inicial, alegação, enunciado ou argumento.

Premissa na lógica

Premissa em lógica é um conjunto de uma ou mais de uma sentença declarativa que é acompanhada de uma outra frase declarativa que é a conclusão. A verdade da conclusão é uma consequência lógica das premissas que a antecederam. Portanto, as premissas são as proposições que justificam a conclusão obtida.

Toda premissa, pode ser verdadeira ou falsa, bem como a conclusão, não aceitando jamais a ambiguidade. As frases que apresentam uma premissa são referidas como verdadeiras ou falsas (válidas ou inválidas), portanto, devem ser portadoras da verdade.

Premissa jurídica

No âmbito jurídico, uma premissa é a base da petição inicial de qualquer processo jurídico. Nela irão constar os fatos que constituem a causa do pedido, os fundamentos do direito, isto é, o direito ameaçado ou violado que é a própria causa do pedido. Por último é feito o pedido que é considerado a premissa maior que é o bem da vida, por exemplo, a pensão, a indenização, o reconhecimento etc.

Portanto, no direito as premissas são os fundamentos de fato e os fundamentos de direito, que são os pressupostos lógicos do pedido. As premissas serão as responsáveis pela conclusão da decisão.

No direito a premissa também pode se referir à lei, sendo nesse caso a premissa maior, a regra. O fato ocorrido (que deu causa ao processo) é a premissa menor. Assim, o processo ocorre quando a premissa menor (fato) é verificada junto à premissa maior (lei).

Premissa maior e premissa menor

Uma premissa é uma proposição presente em um silogismo, o raciocínio feito com base em deduções. Assim, a premissa permite que se chegue a uma determinada conclusão através de um processo de dedução.

Existe a premissa maior, que contém o termo maior, e que culminará na conclusão. Já a premissa menor contém o sujeito da conclusão. Dadas as duas premissas, pode-se chegar a uma conclusão.

Por exemplo:

Premissa maior: Todos os seres humanos são mamíferos.

Premissa menor: O Pedro é um ser humano.

Conclusão: Logo, o Pedro é um mamífero.

Neste caso, "mamífero" é o termo maior, "seres humanos" é o termo médio e "Pedro" é o termo menor.

Saiba mais sobre o significado de Silogismo e Método dedutivo.

Premissa em um projeto

As premissas de um projeto em qualquer área são as bases, ou seja, os pressupostos sobre os quais determinado projeto é elaborado. Assim, representam as questões que devem ser consideradas para que o projeto tenha bom andamento e seja bem-sucedido.

A observação cuidadosa das premissas pode indicar quais são os pontos do projeto que merecem atenção especial de planejamento, assim como quais são os seus pontos mais críticos.

Premissa em um projeto acadêmico

Já em um projeto acadêmico as premissas representam as ideias iniciais que deram origem ao objeto de estudo.

Elas são, portanto, os pontos considerados como verdadeiros, a partir dos quais o estudo vai ser desenvolvido.

Data de atualização: 15/01/2019.