Significado de Indução

O que é Indução:

Indução é o ato de induzir, ou seja, chegar a um resultado a partir de elementos previamente presentes ou indiciosos para tal conclusão.

Mas, a palavra indução pode se interpretada a partir de diferentes pontos de vista, de acordo com a área do conhecimento humano.

A origem etimológica desta palavra está no latim inductio, que pode ser traduzido literalmente como “ação de levar e trazer” ou “ação de introduzir”.

Indução eletromagnética

É um fenômeno da física que consiste na geração de correntes elétricas a partir de um campo magnético.

No entanto, de acordo com as leis da física, uma indução eletromagnética só existe quando há uma variação no fluxo magnético (chamado de fluxo indutor).

A partir da variação do fluxo de indução magnética é criada uma força eletromotriz, tensão esta responsável por gerar a correta elétrica (corrente induzida).

A teoria da indução eletromagnética é baseada a partir da lei proposta pelo físico Heinrich Lenz, conhecida como “Lei de Lenz”.

Fogão de indução

A tecnologia existente nos fogões e fornos de indução, por exemplo, utilizam o princípio da indução eletromagnética.

Um sistema de campos eletromagnéticos é formado no fogão por indução, através do uso de imãs. A oscilação dos campos faz com que seja gerada uma frequência capaz de produzir correntes elétricas induzidas em objetos ferromagnéticos (aqueles que são atraídos por imãs).

As correntes elétricas atingem o objeto ferromagnético, fazendo com que este aqueça através do efeito joule. Neste caso, o calor é feito pela própria panela e não pela placa do fogão em si.

Por este motivo, apenas panelas específicas para fogões de indução devem ser utilizadas, caso contrário não ocorre o aquecimento do objeto posto sob a placa.

No caso da tecnologia do forno por indução, não há o contato entre a fonte de energia e o objeto que está sendo aquecido.

Indução e dedução

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos.

Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

Saiba mais sobre o significado do método indutivo.

Já o raciocínio é o oposto: uma verdade geral ou abrangente é o ponto de partida para se chegar a conclusões específicas, individuais ou particulares.

Exemplo: “Todo planeta é redondo. Marte é um planeta, logo ele é redondo”.

Data de atualização: 01/06/2016.