Significado de Microeconomia

O que é a Microeconomia:

Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando apenas nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores.

Também conhecida como a Teoria dos Preços, esta é a parte das Ciências Econômicas que estuda o fenômeno da formação dos preços dos bens de consumo e serviços, assim como os fatores de produção, a partir da analise de mercados específicos e do comportamento das unidades de consumo (os indivíduos, as famílias, etc).

Para conseguir explicar como são gerados os preços finais dos produtos, a microeconomia se baseia em alguns princípios, sendo o da "oferta e demanda" um dos principais. 

Tendo como base o Princípio da Racionalidade - todo o agente produtor vai buscar maximizar os seus lucros - conclui-se que quanto maior a demanda de determinado produto, por exemplo, mais elevado poderá ser o seu preço. Por outro lado, se a oferta for superior a demanda, então teoricamente o valor do respectivo produto tende a diminuir.

Como demanda individual entende-se a quantidade de determinado bem de consumo e / ou serviço que o consumidor estaria disposto a consumir dentro de certo período de tempo. No entanto, destaca-se que neste caso a demanda é interpretada como o "desejo de consumo" e não a sua realização de fato.

Para estudar as variações entre as ofertas e demandas, a microeconomia se baseia em três principais teorias:

  • Teoria do Consumidor: analisa as preferências do consumidor, as suas escolhas, as suas limitações em relação aos valores, e determina a demanda de mercado sobre determinado produto/serviço.
  • Teoria da Empresa / Firma: estuda o a estruturação econômica das empresas que visam produzir para os consumidores, levando em consideração a demanda do mercado. A oferta dos produtos passa a ser ajustada de acordo com a quantidade de consumidores que estão dispostos a consumir o produto / serviço.
  • Teoria da Produção: consiste no estudo da transformação das matérias-primas em bens de consumo finais das empresas. Também determina os custos das firmas durante este processo e que, consequentemente, irão refletir no volume da oferta e preço do produto final.

Saiba mais sobre o significado da Economia.

Microeconomia e Macroeconomia

A Macroeconomia é um ramo das Ciências Econômicas que estuda a economia num sentido amplo, analisando os aspectos econômicos globais de uma sociedade ou nação, desconsiderando as particularidades dos seus membros (indivíduos).

Já a Microeconomia, como visto, é uma area de estudo que aborda o oposto da macroeconomia, pois visa a analisa do comportamento econômico particular e individual, focando principalmente nos produtores e consumidores dentro de um mercado específico.

Tabela: diferença de macroeconomia e microeconomia

Saiba mais sobre o significado da Macroeconomia

O significado de Microeconomia está na categoria: Geral