Lei da Oferta e da Demanda (ou Procura)
A Lei da Oferta e Demanda explica como os preços dos produtos que compramos e vendemos são decididos. Trata-se de um conceito para verificar como funciona a relação entre os preços e as quantidades de produtos e serviços na economia.
Para entender melhor, imaginemos uma feira onde se vende maçãs. Se muitas pessoas querem comprar maçãs (alta demanda) e há poucas maçãs disponíveis (baixa oferta), o preço das maçãs tende a subir. Isso acontece porque os vendedores irão aumentar o preço (para terem mais lucro), já que muitas pessoas querem comprar maçãs.
Por outro lado, se as pessoas não estão interessadas em comprar maçãs (baixa demanda) e há muitas maçãs disponíveis na feira (alta oferta), o preço tende a cair. Os vendedores terão que baixar o preço para atrair compradores.
A Lei da Oferta e da Demanda aborda o equilíbrio entre esses dois fatores: o que as pessoas querem comprar (demanda) e quantos produtos estão disponíveis (oferta). Quando a demanda e a oferta estão equilibradas, o preço é justo para todos, consumidores e produtores.
Contudo, quando uma delas muda, como mais pessoas querendo comprar ou menos produtos disponíveis para vender, o preço pode subir ou cair. Veja, no gráfico, como essa dinâmica funciona:
A curva de Oferta tem inclinação positiva, pois há uma relação direta entre o preço e a quantidade de produtos ofertada. Quanto mais alto for o preço, mais os produtores quererão vender para ter mais lucro, aumentando a oferta.
Já a curva da Demanda possui uma inclinação negativa, uma vez que há uma relação inversa entre o preço e a quantidade demandada. Quanto mais alto for o preço de um produto, menor será a demanda por ele, pois os consumidores preferem preços mais baixos. O ponto em que as duas curvas se cruzam é o equilíbrio entre a oferta e a demanda.
A Lei da Oferta e Demanda, também chamada de Lei da Oferta e da Procura, é um conceito econômico formulado por Adam Smith, a partir de junção de duas leis complementares: a Lei da Oferta e a Lei da Demanda.
Exemplos da Lei da Oferta e da Demanda
Veja como funciona a Lei da Oferta e da Demanda por meio de exemplos:
Exemplo 1: alta demanda por ingressos de um show
Uma banda irá fazer um show em uma cidade do interior do país e os ingressos são limitados. Se muitas pessoas querem comprar ingressos e há poucos ingressos disponíveis, os preços dos ingressos irão subir. É um caso de alta demanda e baixa oferta.
Contudo, será um exemplo de baixa demanda e alta oferta se a banda não for popular e houver muitos ingressos disponíveis, então os preços irão cair. Os organizadores do show terão de baixar os preços ou mesmo fazer promoções para atrair mais compradores.
Exemplo 2: alta oferta de morangos durante a colheita
Em um mercado especializado em frutas, sempre tem morangos para vender. Durante a colheita dos morangos, a oferta aumenta porque muitos agricultores estão colhendo e vendendo o produto. Com uma grande oferta, o preço dos morangos tende a cair para atrair mais consumidores. Portanto, há baixa demanda e alta oferta.
Porém, fora da temporada de colheita, a oferta de morangos será baixa. Com a oferta reduzida, o preço dos morangos irá a subir, pois se tornarão um produto mais raro e desejado pelos consumidores. Será um caso de baixa oferta e alta demanda.
Exemplo 3: baixa oferta de aluguel de bicicletas
Uma cidade atrai muitos turistas durante o verão, que gostam de passear de bicicleta perto da praia. No verão, a procura pelo aluguel de bicicletas aumenta porque há mais turistas.
Se a quantidade de bicicletas disponíveis para aluguel (oferta) não aumentar na mesma proporção do número de turistas, a alta demanda fará com que os preços de aluguel subam. Trata-se de baixa oferta e alta demanda.
Contudo, será um caso de alta oferta e baixa demanda durante a baixa temporada, quando há menos turistas e a demanda por aluguel de bicicletas diminui. Se as empresas tiverem uma grande quantidade de bicicletas disponíveis para aluguel (alta oferta), elas irão reduzir os preços para atrair mais clientes.
Ponto de equilíbrio na Lei da Oferta e Demanda
Quando acontece o encontro das curvas de Oferta e Demanda no gráfico, encontramos o ponto de equilíbrio de um produto ou serviço no mercado.
No ponto de equilíbrio, os consumidores estão dispostos a adquirir todos os produtos que as empresas desejarem vender a um determinado preço. Isto é, a quantidade que os vendedores e os consumidores estão dispostos a comercializar e comprar é a mesma.
No preço de equilíbrio não há excesso de oferta (excedente), nem falta de oferta (escassez). É preço mais justo para os produtores e os consumidores.
Exemplo: uma cidade tem demanda crescente por casas para vender devido ao crescimento da população. Novos imóveis estão sendo construídos para atender essa demanda, o ponto de equilíbrio desse mercado será atingido quando a quantidade de casas disponíveis para venda for igual à demanda de pessoas que querem comprar.
Neste ponto, os preços das casas estabilizarão. O equilíbrio beneficia os compradores, que podem encontrar casas a preços razoáveis, e também as construturas, que podem vender as propriedades a preços que cobrem seus custos e geram lucro.
O que é a Demanda (ou Procura)
Demanda é a quantidade de um produto que os consumidores estão dispostos a comprar a um determinado preço em um determinado período. Ou seja, é a quantidade de algo que as pessoas querem e podem pagar.
Segundo a Lei da Demanda, quanto mais barato for um produto, mais pessoas estão dispostas a comprá-lo. Assim acontece porque os consumidores não querem ou não podem comprar tanto quando os preços são altos. Se o preço cai, a quantidade de procura aumenta, pois os consumidores são mais propensos a comprar mais quando os preços são baixos.
Por exemplo: se o preço de um carro diminui, a demanda por carros pode aumentar, pois mais pessoas se tornarão capazes de comprar um carro quando o preço está mais baixo.
Logo, existe uma relação inversa entre preço e quantidade, quanto menor for o preço de um produto, mais unidades o consumidor estará disposto a comprar e vice-versa. Veja essa relação no gráfico da curva de demanda:
Fatores que influenciam na Demanda
Além do preço, existem mais fatores que podem fazer a demanda por um produto variar. É o caso do preço de outros produtos e a renda do consumidor. O preço de outros produtos influencia na demanda por um produto específico quando existe uma relação de substituição ou de complementaridade entre os dois produtos.
Exemplo 1: uma redução no preço da carne de primeira pode diminuir a demanda por carne de segunda. Se uma carne de melhor qualidade está com um preço mais baixo, mais pessoas vão preferir comprá-la ao invés de comprar uma carne inferior. Nesse caso, a carne de segunda é um produto substituto da carne de primeira.
Exemplo 2: a diminuição do preço dos carros irá aumentar a demanda por gasolina. Isso acontece porque a redução do preço dos carros leva ao aumento da demanda por veículos e, como consequência, um aumento da demanda por gasolina. Nesse caso, carro e gasolina são produtos complementares, pois o consumo de um, leva ao consumo de outro.
- Bens substitutos - quando a queda no preço de um produto, reduz a demanda por outro produto.
- Bens complementares - quando a queda no preço de um produto, aumenta a demanda por outro produto.
A renda do consumidor também influencia na demanda, porque quando o salário aumenta, a quantidade de produtos demandados também aumentará.
Exemplo 3: se houver um aumento na renda dos consumidores de uma região, as pessoas podem se sentir mais propensas a gastar com roupas de grife. Isso aumentaria a demanda por roupas de luxo, pois os consumidores agora têm dinheiro para gastar em produtos de qualidade e status.
É importante entender que assim acontece com produtos normais, aqueles que consumimos mais quando o salário está maior. Contudo, existem os bens inferiores, que têm a demanda reduzida quando há aumento de renda. Um exemplo é a carne de segunda, pois se aumentar o salário do consumidor, ele passará a comprar carne de melhor qualidade.
Saiba mais sobre Demanda.
O que é a Oferta
Oferta é a quantidade de produto ou serviço que os produtores estão dispostos e são capazes de oferecer para venda a um determinado preço em um determinado período. É a quantidade de algo que está disponível para ser vendida no mercado.
A Lei da Oferta diz que quando o preço de um produto aumenta, a quantidade de produtos fornecidos também aumenta, e quando o preço diminui, a quantidade também diminui.
Assim acontece porque os donos dos produtos querem vender mais quando os preços estão mais altos, para terem mais lucro. Porém, quando o preço diminui, a quantidade de produtos ofertada diminui, porque produtores têm menos incentivo para vender a preços baixos.
Por exemplo: se o preço do milho aumenta, os agricultores podem ser incentivados a plantar mais milho para obter maiores lucros, aumentando a oferta de milho no mercado. Mas se o preço do milho cai, agricultores passam a produzir menos, já que não é tão lucrativo vender barato.
Quanto mais alto o preço de um produto, mais unidades os produtores estarão dispostos a vender e vice-versa. Portanto, há uma relação positiva entre o preço e quantidade ofertada. Veja essa relação no gráfico da curva da oferta:
Fatores que influenciam a Oferta
Há mais causas que podem fazer a oferta de um produto variar (além do preço), como os fatores de produção e as mudanças tecnológicas. Os fatores de produção são os custos necessários para produzir determinado produto (preço das matérias-primas, salários dos funcionários e aluguéis de estabelecimentos, entre outros). Caso os fatores tenham custos elevados, o produtor irá ofertar uma menor quantidade do produto no mercado.
Exemplo 1: se o preço da farinha de trigo aumentar, os custos para produzir pão também aumentarão, assim uma padaria irá produzir menos pães para evitar prejuízos, resultando em uma menor oferta de pães no mercado.
As mudanças tecnológicas também podem influenciar na oferta de um produto no mercado, pois elas conseguem reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas. Dessa forma, os produtores passam a ofertar uma maior quantidade de produtos no mercado.
Exemplo 2: se uma empresa desenvolve uma nova tecnologia para fabricar celulares mais avançados a um menor custo, haverá um aumento na oferta de celulares no mercado, já que a empresa pode produzir mais unidades a preços competitivos.
Veja também Princípios da Contabilidade.