Lei da Oferta e da Demanda (ou procura)

Talita Carvalho
Talita Carvalho
Licenciada em Economia

Oferta e demanda são conceitos da economia utilizados para explicar o funcionamento dos mercados. São fundamentos da microeconomia, que explicam como se dá a formação de preços a partir da interação entre consumidores e empresas.

A oferta refere-se à quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a oferecer. A demanda (ou procura) é a quantidade desses bens e serviços que os consumidores estão interessados em adquirir.

Segundo a lei da oferta e demanda, a interação entre ambas tende a um ponto de equilíbrio. No ponto de equilíbrio, o preço e a quantidade atendem aos desejos de consumidores e produtores ao mesmo tempo.

O que é demanda?

A demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão interessados em adquirir em um determinado período do tempo. Essa quantidade, além de outros fatores, dependerá do preço desse bem.

Segundo a lei da demanda, os consumidores estarão dispostos a consumir maiores quantidades do um produto, quanto menor for seu preço. Isso significa que existe uma relação inversa entre preço e quantidade.

Em outras palavras, quanto mais caro um produto, menos unidades o consumidor estará disposto a comprar, e vice-versa. Veja essa relação no gráfico da curva de demanda:

DemandaCurva de demanda.

Outros fatores que influenciam na demanda:

Além do preço do produto em questão, a demanda irá variar de acordo com outros fatores, como por exemplo:

Preço de outros bens

O preço de outros produtos também pode influenciar na quantidade demandada de um produto específico. Isso pode acontecer quando existe uma relação de substituição ou de complementaridade entre dois produtos.

Exemplo 1: uma redução no preço da carne de primeira pode diminuir a demanda por carne de segunda. Ora, se uma carne de melhor qualidade está com um preço mais baixo, mais pessoas vão preferir comprá-la ao invés de comprar uma carne inferior.

Nesse caso, isso acontece porque a carne de segunda é um bem substituto da carne de primeira.

Exemplo 2: uma redução no preço dos carros irá aumentar a demanda por gasolina. Isso acontece porque a redução do preço dos carros leva a um aumento da demanda por veículos e como consequência, um aumento da demanda por gasolina.

Nesse caso, carro e gasolina são bens complementares, pois o consumo de um, leva ao consumo de outro.

Bens substitutos Quando a queda no preço de um produto, reduz a demanda por outro produto.
Bens complementares Quando a queda no preço de um produto, aumenta a demanda por outro produto.

Renda do consumidor

A renda do consumidor também influencia na demanda. Isso porque, se sua renda aumenta, a quantidade de produtos demandados também aumentará. Mas perceba que isso acontece com os produtos normais - produtos que consumimos mais quando temos aumento na renda.

Existem também os bens inferiores, que têm sua demanda reduzida quando há aumento de renda. Um exemplo de bem inferior é a carne de segunda. Nesse caso, se aumentar a renda do consumidor, ele passará a comprar uma carne de melhor qualidade.

Saiba mais sobre demanda e microeconomia.

O que é oferta?

A oferta é a quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a vender em um determinado período de tempo. Essa quantidade, além de outros fatores, depende do preço desses bens e serviços.

De acordo com a lei da oferta, as empresas estarão dispostas a vender maiores quantidades do produto no mercado, quanto maior for o seu preço. Isso significa que a relação entre preço e quantidade ofertada é positiva.

Em outras palavras, quanto mais caro um produto, mais unidades a empresa estará disposta a vender, e vice-versa. Veja a relação no gráfico da curva de oferta:

OfertaCurva de oferta.

Outros fatores que influenciam a oferta

Além preço do produto em questão, a oferta irá variar de acordo com outros fatores, como por exemplo:

Custo dos fatores de produção

Os fatores de produção são todos os custos que as empresas têm para produzir determinado bem, como as matérias-primas, os salários e aluguéis. Caso algum desses fatores tenha seu custo elevado, o produtor estará disposto a ofertar uma menor quantidade do produto no mercado.

Mudanças tecnológicas

Avanços tecnológicos podem reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas. Quando isso acontece, as empresas vão estar dispostas a oferecer uma maior quantidade de produtos no mercado.

Saiba mais sobre oferta e economia.

Lei da oferta e demanda

Segundo a lei da oferta e da demanda, quando há a intersecção de ambas as curvas, podemos encontrar o ponto de equilíbrio de um bem ou serviço no mercado.

No ponto de equilíbrio, os compradores estão dispostos a adquirir todos os produtos que as empresas desejarem vender a um determinado preço. Isto é, no preço de equilíbrio, a quantidade que os vendedores e os consumidores estão dispostos a transacionar é a mesma.

Oferta e Demanda

Saiba mais sobre a lei da oferta e procura e conceito da Mão Invisível de Adam Smith.

Talita Carvalho
Talita Carvalho
Formada em Economia pela Universidade Federal do Paraná e mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
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