Significado de Morbimortalidade

O que é Morbimortalidade:

Morbimortalidade é um conceito da medicina que se refere ao índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional.

A formação do conceito da morbimortalidade consiste na relação entre a morbilidade e a mortalidade, sendo que a primeira é referente ao número de indivíduos portadores de determinada doença em relação ao total da população analisada. Já a mortalidade é a estatística sobre as pessoas mortas num grupo específico.

Assim, a morbimortalidade observa o número de indivíduos que morreram como consequência de uma enfermidade, em relação ao número de habitantes de dado lugar e período de tempo.

Por exemplo, ao analisar as causas da morte de 100 indivíduos que pertencem a determinado local, se 80 dessas mortes tiver sido em decorrência da dengue, então pode-se concluir que o índice de morbimortalidade da dengue é de 80% neste ambiente.

Ver também: significado de Morbidade.

Morbimortalidade infantil

Nestes casos, normalmente, as doenças que afetam as crianças e recém-nascidos são de natureza infecciosa e parasitária.

O Brasil, no entanto, ao longo dos anos e graças a suas campanhas de saúde, conseguiu diminuir significativamente o índice de morbimortalidade infantil no país.

Ver também: significado da Taxa de Mortalidade e o significado de Mortalidade infantil.

Data de atualização: 27/06/2017.