Nebulosa

O que é uma nebulosa?

As nebulosas são nuvens formadas por poeira cósmica, plasma, hidrogênio e gases ionizados, geralmente liberados a partir da morte de uma estrela.

Também são conhecidas como "berço de estrelas", pois a atração gravitacional dentro delas pode causar o aglutinamento da matéria e formar uma nova estrela.

Isso significa que as nebulosas podem ser o ponto de partida e o ponto final da evolução das estrelas.

As nebulosas têm formas indefinidas e tamanhos variáveis. Podem ser do tamanho de uma estrela como o Sol ou atingir o tamanho de uma galáxia e são medidas em anos-luz.

A palavra nebulosa deriva do termo em latim "nebula", que significa nuvem. Esse nome foi dado por astrônomos devido à semelhança a uma nuvem.

NebulosaNebulosa da Lagoa ou NGC 6523.

Tipos de nebulosas

Nebulosas difusas

São nebulosas cujos limites não estão bem definidos. Elas são classificadas em nebulosas de emissão e reflexão, conforme o seu comportamento com a luz visível.

Nebulosa de emissão

As nebulosas de emissão são nuvens de gases de altas temperaturas e com grande concentração de hidrogênio ionizado, o gás mais comum no universo. Devido a grande quantidade de hidrogênio, essas nebulosas costumam emitir cores avermelhadas.

Essas nebulosas absorvem a luz emitida por raios ultravioletas das estrelas próximas e quando caem para um estado de energia menor liberam luz visível. Alguns exemplos de nebulosas de emissão são a Nebulosa da Águia e a Nebulosa Ômega.

Saiba mais sobre o hidrogênio.

Nebulosas de reflexão

As nebulosas de reflexão são nuvens de gás e poeira que apenas refletem a luz de estrelas próximas. Devido a maior facilidade de dispersão da cor azul, essas nebulosas costumam ser vistas em tons azulados.

As nebulosas de reflexão costumam ser locais de formação de estrelas e geralmente são vistas junto com nebulosas de emissão. Uma das nebulosas de reflexão mais famosas é a Nebulosa de Órion, localizada no cinturão de Órion.

Nebulosas escuras

As nebulosas escuras são nuvens de poeira e gás muito densas e frias, que não permitem a passagem da luz, tampouco emitem luz visível. Elas são visualizadas como uma mancha mais escura rodeada por partes mais iluminadas e estreladas do céu.

As nebulosas escuras mais famosas são: a Nebulosa Saco de Carvão, que pode ser vista à olho nu da Terra e a Nebulosa Cabeça de Cavalo, que foi observada pela primeira vez em 1888, a partir de um observatório na Universidade de Harvard.

Nebulosas planetárias

As nebulosas planetárias têm esse nome porque o primeiro astrônomo a observá-las, William Herschel, acreditava que eram planetas gasosos. Essas nebulosas se formam no estágio final da vida ou na morte de uma estrela de pequena massa.

Alguns exemplos de nebulosas planetárias são a Nebulosa de Hélix e a Nebulosa da Borboleta. Nenhuma nebulosa planetária pode ser vista a olho nu.

Exemplos de nebulosas

Nebulosa de Hélix

Localizada na constelação de Aquário, a 700 anos-luz, essa é uma das nebulosas mais próximas do planeta Terra. Devido ao seu formato, a Nebulosa de Hélix é popularmente conhecida como “olho de deus”.

Essa nebulosa foi formada a partir da morte de uma estrela, por isso é classificada como uma nebulosa planetária.

Nebulosa de helixNebulosa de Hélix ou NGC 7293.

Entenda como funciona a unidade de medida anos-luz.

Nebulosa da borboleta

Com um incrível formato das asas de uma borboleta, essa nebulosa é uma das mais lindas que se tem conhecimento. Está localizada na constelação de Escorpião, a 4.000 anos-luz da Terra.

Formou-se a partir da morte de uma pequena estrela, é uma nebulosa planetária.

Nebulosa da borboletaNebulosa da Borboleta ou NGC 6302.

Nebulosa de Órion

Órion é uma das nebulosas mais famosas e pode ser vista a olho nu da Terra. Seu nome se deve a sua localização: está posicionada no Cinturão de Órion, a 1270 anos-luz e possui 3 anos-luz de extensão.

Dentro da nebulosa de Órion existem cerca de 700 estrelas em diferentes estágios de vida.

Nebulosa de OrionNebulosa de Órion ou NGC 1976.

Nebulosa Cabeça de Cavalo

Essa nebulosa tem esse nome devido ao seu formato, que se assemelha à cabeça do animal. Tem uma cor escura pois é composta por uma massa densa de poeira cósmica.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo está localizada a 1.500 anos-luz da Terra e é uma nebulosa escura.

Nebulosa cabeça de cavaloNebulosa Cabeça de Cavalo ou Barnard 33.

Entenda mais sobre as estrelas.

Data de atualização: 02/03/2020.