Significado de Neve

Carolina Batista
Revisão por Carolina BatistaProfessora de Química

O que é a Neve:

A neve é um fenômeno meteorológico que acontece em condições de intenso frio e umidade. A neve se forma quando o vapor d'água da nuvem se transforma em cristais de gelo, que se agrupam e formam os flocos de neve.

Para que a neve aconteça, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0 ºC. Além disso, a temperatura do ar até a superfície terrestre deve ser fria o suficiente para que a neve não derreta depois que os flocos caem da nuvem.

Como se forma a neve?

Para que a neve se forme, duas condições são fundamentais: a temperatura deve estar abaixo de zero e deve haver umidade suficiente para a formação dos cristais de gelo.

A formação da neve acontece dentro da nuvem. Quando a temperatura da nuvem é baixa, as gotículas de vapor de água se transformam diretamente em gelo, isto é, sem que a água passe pela fase líquida.

A gotícula congelada é um cristal de gelo. Esse cristal de gelo vai se unindo à outras gotículas de vapor que também se congelam, formando os flocos de neve. Os cristais e flocos de neve são estruturas hexagonais de formas variadas.

Flocos de neve

Entenda mais sobre umidade e temperatura.

A forma hexagonal é decorrente da ligação em estado sólido entre os átomos que compõem a água: dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). O formato dessas estruturas depende da quantidade de água e da temperatura do ar.

A neve se inicia quando os flocos atingem tamanho e peso suficientes para caírem da nuvem em direção à superfície da Terra. Mas nem todo floco de neve que sai da nuvem, chegará ao solo como os tradicionais flocos brancos de neve.

Isso porque, caso a temperatura da atmosfera seja superior à 0 ºC, o gelo pode derreter antes de atingir o solo. Para que os flocos de neve cheguem ao chão, a temperatura do ar durante todo o percurso deve estar abaixo de 0 ºC.

Confira o que acontece com os flocos de neve em diferentes condições do ar:

  • Ar quente: caso a temperatura do ar seja superior a 0 ºC, os flocos de neve irão se derreter total ou parcialmente, podendo chegar ao solo na forma de granizo ou mesmo chuva.
  • Ar úmido: se o ar é úmido e a temperatura é próxima a 0 ºC, os flocos de neve se juntam com facilidade, formando grandes flocos de neve. Esses flocos são mais fofos e ideais para fazer bonecos de neve.
  • Ar frio e seco: quando os flocos de neve caem em uma atmosfera seca e muito fria, adquirem uma textura semelhante ao pó e não se juntam facilmente. Essa é a neve ideal para esquiar.

Veja o significado de hidrogênio e oxigênio.

Onde existe neve?

A neve é um fenômeno que acontece em regiões de clima frio ou temperado, em regiões próximas aos trópicos. Também é possível encontrar neve em zonas de média ou elevada latitude.

Apesar de ser um país tropical, em alguns locais do Brasil é comum a ocorrência da neve durante o inverno. Isso acontece, especialmente, nos planaltos serranos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entenda o que é clima.

Neve Caxias do SulNeve em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - 27 de agosto de 2013.

Consequências negativas da neve

Apesar da beleza, a neve pode ser um problema, especialmente em lugares onde se neva muito. Um dos grandes perigos é que a neve úmida e em temperaturas entre -5 ºC e 2 ºC deixa as pistas muito escorregadias, causando derrapagem de veículos.

Em temperaturas mais baixas e condições atmosféricas mais secas não é comum que as pistas fiquem escorregadias. Nesses casos, o problema é o acúmulo de neve, que pode impedir a locomoção das pessoas e veículos.

Curiosidades sobre a neve

  • As avalanches ocorrem quando uma grande quantidade de neve acumulada em um local íngreme, sofre a ação da gravidade e se desloca de maneira rápida e violenta.
  • Grandes quantidades acumuladas de neve podem demorar para derreter devido à capacidade de reflexão da luz do gelo. A superfície do gelo reflete, em média, 90% da energia que incide sobre ela.
  • Apesar da cor do gelo ser translúcida, nós enxergamos a neve branca porque toda a luz é refletida de volta para nossos olhos.
  • Apesar de feitos de gelo, os iglus podem garantir temperaturas muito mais altas em comparação com a parte externa e isso se deve ao isolamento térmico produzido pelo gelo.
  • Nevascas acontecem quando há queda de muitos flocos de neve durante a ocorrência de ventos muito fortes.

Veja também o significado de iglu e reflexão da luz.

Data de atualização: 09/09/2019.

Carolina Batista
Revisão por Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).