Significado de Clima equatorial

O que é o Clima equatorial:

O clima equatorial ocorre em locais próximos à linha do Equador e se deve à incidência mais direta do sol. É caracterizado por altas temperaturas e elevado índice de umidade.

No Brasil, os estados que possuem clima equatorial estão localizados principalmente na região norte do país: Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também ocorre no Maranhão (região nordeste) e no Mato Grosso (região centro-oeste).

Onde há clima equatorial no mundo?

O clima equatorial existe em locais próximos à linha do Equador, por isso é chamado de equatorial. Nestas regiões existe baixa latitude, que é a medida da distância de um ponto a partir da linha do Equador. Quanto mais perto da linha, mais baixa é a latitude.

Além do Brasil, alguns países localizados na América do Sul e na América Central, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Jamaica, Peru e Venezuela, são exemplos de locais com clima tipicamente equatorial.

A região central da África (como Nigéria, Camarões e Congo) e a região sudeste do Continente Asiático (como Tailândia, Índia e Malásia) também apresentam clima equatorial.

Clima equatorialDistribuição das zonas climáticas no mundo.

Características do clima equatorial

Além de ser quente e úmido, o clima equatorial também se caracteriza pela alta umidade do ar, elevado índice de chuvas e presença de massas de ar quente.

As chuvas costumam ser frequentes durante praticamente o ano todo, o que pode fazer com que as regiões tenham níveis de umidade mais elevados em relação às outras. A média anual é de aproximadamente 2000 milímetros de chuva.

A temperatura não varia muito durante o ano, sendo as médias anuais em torno de 26 graus. O mesmo acontece com a variação de temperaturas entre dia e noite. Esse fenômeno é chamado de baixa amplitude térmica, ou seja, a variação de temperatura é pequena.

Como consequência destas características, em regiões de clima equatorial as estações do ano não são bem definidas, já que não há grandes variações térmicas.s

Vegetação

A vegetação é chamada de floresta equatorial. É formada principalmente por matas densas típicas de regiões de muita umidade.

A vegetação é bastante variada, formada por muito verde e espécies frondosas e abundantes, bem adaptadas às altas temperaturas e à grande umidade.

Já o solo, que é considerado pobre em nutrientes, não é adequado para o cultivo de outras espécies que não se adaptam à umidade.

A floresta amazônica, que se estende pelos territórios de vários países (como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), é um exemplo de floresta equatorial.

FlorestaFloresta amazônica no Parque Nacional Yasuní (Equador).

Espécies de animais

A fauna do clima equatorial é bastante diversa, composta por animais adaptados à vida em clima úmido e quente. São alguns exemplos: papagaios, tucanos, macacos, capivaras, onças e araras.

Várias espécies de insetos e de anfíbios também são encontradas na fauna do clima equatorial.

Clima equatorial úmido e semiúmido

O clima equatorial, de acordo com características bem específicas, pode ser dividido em dois tipos: úmido e semiúmido.

No clima úmido a chuva é constante durante o ano todo e ocorre em grande quantidade, o que aumenta os níveis de umidade. Além disso, as temperaturas são altas durante todas as estações.

No clima semiúmido, as temperaturas também são elevadas. A diferença em relação ao clima úmido é quantidade de chuva, que é mais escassa em um período do ano. Assim, no clima semiúmido existe uma estação do ano mais chuvosa e outra mais seca.

Veja também os significados de Clima, Clima tropical, Clima polar e Latitude e Longitude.

Data de atualização: 10/06/2019.