Significado de Oxigênio

O que é o Oxigênio:

É um elemento gasoso incolor, insípido e inodoro encontrado na atmosfera, na água, na maioria das rochas e minerais e em numerosos compostos orgânicos. É primordial para a vida, já que entre os organismos vivos apenas algumas formas de vida vegetal podem existir sem ele.

No processo de respiração, o ar é levado para os pulmões, onde uma grande quantidade de oxigênio é absorvida pelo sangue. Ele é então transportado para todas as partes do corpo, oxidando os tecidos desgastados e transformando-os em substâncias que podem ser facilmente eliminadas.

O oxigênio também compõe cerca de 21% da atmosfera da Terra e é capaz de combinar com todos os elementos da tabela periódica, exceto os gases inertes. Seu número atômico é o 8 e seu símbolo é O

Ele também é encontrado em grandes quantidades na crosta terrestre em sua forma sólida, como vários óxidos. Além disso, os oceanos contêm uma abundância do oxigênio em seu formato de H2O, também conhecido como monóxido de hidrogênio ou água.

O gás foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm em 1772, após um experimento em que ele aquecia diferentes compostos contendo oxigênio. Após esses experimentos o químico denominou o gás de "ar de fogo".

moleculaok

Molécula de oxigênio.

O oxigênio na tabela periódica

O elemento oxigênio localiza-se na seção de "não-metais", que pode ser localizado nos grupos 14, 15 e 16 da Tabela Periódica.

Elementos não metálicos existem, à temperatura ambiente, em dois dos três estados da matéria: gases (oxigênio, hidrogênio e nitrogênio) e sólidos (carbono, fósforo, enxofre e selênio).

O oxigênio é o mais abundante de todos os elementos, e é encontrado tanto em seu estado livre (O) quanto no combinado (exemplo: H2O).

Em seu estado livre que ocorre na atmosfera, a cada 100 volumes de ar seco encontra-se cerca de 21 volumes de oxigênio. Já em seu estado combinado, ele chega a formar oito nodos de água e quase metade das rochas que compõe a crosta terrestre.

É também um constituinte importante dos compostos que formam tecidos vegetais e animais. Cerca de 66% em peso do corpo humano é oxigênio, e ele também compreende cerca de 88% em peso dos oceanos como H2O (água).

tabella

Indicação do oxigênio na tabela periódica. 

Os diferentes usos do oxigênio

O principal uso do oxigênio está no processo da respiração humana, de animal e vegetal. Por ser um gás vital, é muito utilizado também na medicina para tratar pessoas com problemas respiratórios, além serem de utilizados em tanques como suporte para astronautas e mergulhadores em ação. 

Na indústria, o oxigênio é muito utilizado na fabricação de aço, além da produção de novos compostos, como plásticos e a criação de chamas muito quentes para a soldagem. 

Um outro uso importante do oxigênio é o de combustível para foguetes, quando combinado com o hidrogênio em seu estado líquido. 

Oxigenoterapia: o que é e para que serve? 

Algumas pessoas com distúrbios respiratórios não conseguem absorver o oxigênio suficiente para o corpo de forma natural, por isso precisam do tratamento de oxigenioterapia, prescrita para pacientes como distúrbios respiratórios como:  

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica; 
  • Pneumonia;
  • Asma;
  • Displasia bronco pulmonar;
  • Pulmões subdesenvolvidos em recém-nascidos;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Fibrose cística;
  • Apneia do sono;
  • Doença pulmonar trauma ao sistema respiratório. 

Para determinar se uma pessoa irá se beneficiar da oxigenoterapia, os médicos precisam testar a quantidade de oxigênio no sangue arterial. Outra maneira de verificar é usar um oxímetro, um aparelho que consegue medir indiretamente os níveis de oxigênio, sem exigir uma amostra de sangue.

O oxímetro prende-se à parte do corpo de uma pessoa, o dedo, por exemplo. Em caso do resultado relatar baixos níveis, significa que o paciente pode estar precisando de oxigênio suplementar. Os níveis normais de oxigênio no sangue arterial estão entre 75 e 100 mmHg (milímetros de mercúrio).

Um nível de oxigênio de 60 mmHg ou menor indica a necessidade de oxigênio suplementar (oxigenoterapia). Uma grande quantidade de oxigênio também pode ser perigoso e até mesmo provocar danos nas células pulmonares, ou seja, o nível de oxigênio de um paciente não deve ultrapassar 110 mmHg.

aparelho

Aparelho oxímetro que mede o volume de oxigênio no organismo de um paciente. 

Curiosidades sobre o oxigênio

  • O oxigênio se dissolve mais facilmente na água fria do que na água morna;
  • A água pode ser convertida em hidrogênio e oxigênio por eletrólise;
  • O oxigênio que é encontrado no ar é produzido pela fotossíntese. Por isso, sem plantas, haveria muito pouco oxigênio no ar;
  • No sistema solar, apenas a Terra tem uma alta porcentagem de oxigênio;
  • Átomos de oxigênio compõem uma parte essencial das proteínas e do DNA em nossos corpos;
  • O processo de combinação de oxigênio com outros átomos para produzir compostos é chamado de oxidação;

Veja também o significado de: 

Data de atualização: 21/02/2019.