Significado de Ebulição

O que é Ebulição:

Ebulição é a mudança do estado líquido para o gasoso, sendo um fenômeno físico endotérmico de interesse das disciplinas da Física e Quimíca. Um exemplo de ebulição é a fervura da água.

O Ponto de Ebulição é a temperatura em que determinados líquidos começam a ferver. Os pontos de ebulição dos líquidos puros são conhecidos. Por exemplo, o ponto de ebulição da água em estado puro, e no nível do mar, é de 100 graus na escala Celsius e 212 graus em Fahrenheit.

Ebulição é também a formação de gases durante o processo de fermentação.

No sentido figurado, a palavra ebulição também corresponde ao começo de uma confusão ou grande entusiasmo.

Como por exemplo: "A manifestação caminhava pacificamente, até uma ação violenta colocar todos em ebulição". No sentido mais positivo, como "a pista de dança entrou em ebulição" pode ser substituído por ferver, como em "ele estavam fervendo na pista".

Entre os sinônimos de ebulição, temos as palavras fervura, fermentação, efervescência, inquietação, euforia e agitação.

Ebulição, Evaporação e Calefação

Ebulição, Evaporação e Calefação são os três processos de vaporização, que é a passagem do estado físico para o gasoso.

A ebulição é a mudança de estado rápida, e é marcada pela formação de pequenas bolhas na superfície do líquido.

A calefação é a passagem mais rápida dos três processos. Um exemplo é quando uma gota de água toca uma superfície metálica quente, como uma chapa de cozinha.

A evaporação é o mais lento dos processos, e ocorre com pressão constante que vai atuando sobre as moléculas de água, que gradualmente vão passando ao estado de gás. Ocorre em temperaturas menores do que o ponto de ebulição.

Saiba mais sobre os significados de Vaporização, Evaporação e Calefação.

Já a condensação é quando o vapor resfriado se transforma em líquido, em um processo de mudança de estado físico contrário ao da vaporização. Como, por exemplo, quando se formam gotículas de água em torno de um recipiente gelado.

Ebulição e Fusão

A ebulição é a passagem do estado líquido para o gasoso, enquanto a fusão vai do estado sólido para o líquido. A água, por exemplo, entra em estado de fusão quando passa de gelo a líquido.

O ponto de fusão da água é em 0 graus Celsius.

O contrário da fusão é a solidificação, que é quando a matéria passa do estado líquido para o sólido.

Ponto de Ebulição do Leite

O leite não é um líquido puro, por isso não apresenta um ponto de ebulição ideal. Mas seu processo de fervura se dá perto dos 100 graus Celsius, já que é em maior parte composto de água.

A gordura e algumas das proteínas contidas no leite criam uma fina camada quando estão acima de 60 graus, a chamada nata. Esta nata impede que as bolhas de vapor formadas pela ebulição da água ultrapassem a superfície do líquido, o que faz elas se expandirem até a borda do recipiente, provocando o derramamento do leite.

Data de atualização: 29/09/2016.