Significado do Ponto de fusão

O que é o Ponto de fusão:

Ponto de fusão representa a temperatura exata em que há a alteração do estado sólido para o líquido de determinada substância.

A água é um dos elementos mais usados para exemplificar o princípio do ponto de fusão. Para que esta substância no estado sólido (gelo) assuma a forma de água líquida, precisa estar exposta a uma temperatura de no mínimo 0ºC. Assim, o ponto de fusão da água é igual a 0ºC. 

No entanto, a obtenção do ponto de fusão serve para atestar a pureza da substância em análise, visto que caso a temperatura tenha uma variação superior a 1ºC de diferença do valor padrão definido para aquele elemento, então a substância não é pura.

Por exemplo, se o ponto de fusão de uma amostra de água analisada não fosse 0ºC, mas sim 1,2ºC, então esta substância não se encontrava no seu estado de total pureza.

O ponto de fusão também apresenta a mesma temperatura de quando determinada substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o sólido.

Ponto de fusão

Ponto de fusão e Ponto de ebulição

Como dito, o ponto de fusão representa a passagem do estado sólido para o líquido. Por outro lado, o chamado ponto de ebulição é a temperatura exata em que o estado líquido passa para o gasoso.

Seguindo o mesmo exemplo da água, assim como o seu ponto de fusão é de 0ºC, o ponto de ebulição (com a pressão ao nível do mar, ou seja, 1 atm) é de 100ºC. Como pode ser notado, o ponto de ebulição é variável, mediante o nível da pressão do ambiente, por exemplo.

Saiba mais sobre a Ebulição.

No entanto, vale lembrar que cada elemento possui um ponto de fusão diferente, de acordo com as suas respectivas estruturas químicas. Da mesma forma, o nível da pressão onde esta substância esta exposta também colabora para a obtenção de um ponto de fusão diferente daquele definido como padrão na Tabela Periódica, por exemplo.

Saiba mais sobre a Fusão.

SubstânciaFórmulaTf/K
Tf/ºC
 
EtanolC2H5OH161,2-112,0
ÁguaH2O273,10,0
BenzenoC6H6278,65,5
FenolC6H5OH313,840,6
NaftalenoC10H8353,480,2
SódioNa370,897,7
ChumboPb600,1327,0
FerroFe1808,11535,0

Tf/ºC = Temperatura de fusão em Celsius

Tf/K = Temperatura de fusão em Kelvin.

O significado do Ponto de fusão está na categoria: Ciência