Significado das Notas musicais

O que são Notas musicais:

Notas musicais são sinais gráfico e sonoros que foram criados para representar as variações da altura do som musical; ou seja, organizar a linguagem musical e facilitar a composição de melodias. Existem sete notas musicais: , , Mi, , Sol, , Si.

As notas musicais, como são conhecidas na contemporaneidade, foram criadas pelo monge italiano Guido d'Arezzo (992 - 1050 d.C), através do texto sagrado "Hino a São João Batista", sob o nome "Ut queant Laxis". O monge utilizou o começo de cada frase para nomear cada uma das notas, surgindo a partir daí as sete notas musicais.

Guido utilizou letras do alfabeto latino para simbolizar os sons das notas musicais, sendo a versão das notas mais utilizadas é a em inglês:

Dó = C

Ré = D

Mi = E

Fá = F

Sol = G

Lá = A

Si = B

Na versão alemã do sistema de notas musicais, a letra "B" representa o "si bemol". Então, a letra "H" é utilizada para simbolizar o "si" em alemão.

Uma escala musical é formada por sete notas, sendo a primeira nota repetida no final. Exemplo: Escala de Sol = Sol - La- Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol.

As notas musicais são escritas nas chamadas "pautas musicais" ou "pentagramas", que consiste em um conjunto de cinco linhas paralelas e na horizontal, separadas por quatro espaços entre elas.

No conjunto que ajuda a construir uma pauta musical, ainda existem as chamadas "linhas suplementares", que auxiliam os pentagramas a exprimir todos os sons musicais.

Outros símbolos importantes na leitura ou construção de uma partitura musical são a clave, que é colocada no início do pentagrama e serve para nomear a escala das notas musicais que está sendo usada. Exemplo: Escala de Sol, Escala de Lá, Escala de Dó e etc.

Outra característica das notas musicais são as suas variações, podendo ser mais graves ou mais agudas, dependendo da posição que ocuparem ao longo da pauta musical.

Veja também o Significado de Diapasão e alfabetos.

Atualizado em