Significado de Diapasão

O que é Diapasão:

Diapasão é um instrumento metálico utilizado para auxiliar na afinação de instrumentos musicais e vozes.

O diapasão tem a forma de uma forquilha (letra "U") e funciona com a vibração sonora. Ao vibrar, o diapasão emite a nota de referência (lá) para sintonizar o instrumento musical, afinando-o.

Para utilizar o diapasão é necessário um certo grau de conhecimento das notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), pois o som que é emitido pelo afinador deve ficar igual ao do instrumento musical.

No entanto, para auxiliar as pessoas que não possuem sentidos apurados para detectar as variações das notas musicais, existem modelos de diapasões digitais, que mostram as diferenças entre os sons até que fiquem igualados. Na internet, por exemplo, existem versões de diapasões online, que dispensa o uso do instrumento metálico, emitindo diretamente do computador a nota de referência.

Em um sentido figurado, o diapasão é considerado um modelo de condição utilizado para comparar algo.

Em seu uso popular, a palavra diapasão também pode significar o "ritmo acelerado da vida", a agitação da rotina pessoal ou profissional.

O termo "diapasão" ainda é bastante utilizado na literatura jurídica, nas expressões "nesse diapasão" ou "nesse mesmo diapasão", significando "nessa mesma linha de pensamento". Representa uma "afinação" dos argumentos apresentados pelo autor do texto.

Data de atualização: 18/12/2014.