Significado de Escala

O que é Escala:

Escala é uma medida usada para definir as dimensões proporcionais dos tamanhos reais em representações gráficas.

Existem diversas definições diferentes de escala. Esta palavra pode ser usada, por exemplo, para se referir a parada que uma aeronave ou navio faz para abastecer ou desembarcar e embarcar passageiros.

Também existem vários tipos de escalas para determinar a intensidade de fenômenos atmosféricos, como a Escala de Beaufort (intensidade de ventos); Escala de Fujita (intensidade de tornados); Escala de Mohs (da dureza dos materiais); entre outros.

Escala cartográfica

É usada para saber a correta proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Consiste numa característica essencial para a orientação no mapa.

Normalmente, as escalas cartográficas estão representadas em forma de fração, sendo que o numerador indica o valor do plano e o denominador o valor do tamanho real.

Por exemplo, 1:50 significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na area real.

Existem três principais tipos de escalas cartográficas:

  • Escala natural (quando o tamanho real é igual ao representado no plano gráfico. Esta escala é representada numericamente como 1:1);
  • Escala reduzida (quando o tamanho real é maior do que a area representada. Esta escala costuma ser usada em mapas de territórios ou plantas de habitações. 1:10000 ou 1:3000000);
  • Escala ampliada (quando o tamanho gráfico é maior do que o real. É usada para mostrar detalhes mínimos de determinada area, principalmente de espaços de tamanhos reduzidos. 50:1 ou 400:1, por exemplo).

Escala Richter

Usada para medir a magnitude dos terremotos. Esta medida foi criada pelo sismólogo Charles F. Richter.

A escala Richter começa a partir do 0 (zero) grau e é teoricamente infinita, mas nunca foi observado um terremoto mais intenso do que os 10 graus.

Saiba mais sobre o significado de terremoto.

Data de atualização: 10/04/2017.