Significado de Olhos altivos

O que são Olhos altivos:

Olhos altivos é uma expressão que significa altivez, sendo a particularidade de uma pessoa arrogante. "Olhos altivos", é sinônimo de "olhos orgulhosos", e é uma das sete características que Deus abomina, de acordo com uma passagem na Bíblia.

No livro de Provérbios, mais concretamente em Provérbios 6: 16-19, a Bíblia afirma: "Existem sete coisas que o Deus Eterno detesta e que não pode tolerar: os olhos altivos, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos."

Olhos altivos são um distintivo do ser humano, e indicam uma pessoa que se sente superior a outra, interagindo com ela com soberba e presunção. A própria expressão "olhos altivos" dá a impressão de alguém que olha para outra pessoa de cima para baixo, com desdém. Uma pessoa altiva normalmente é egoísta e prepotente, sempre tentando se destacar dos outros, não apresentando humildade.

Dizem que os olhos são as janelas da alma, que olhando para os olhos, podemos ver um pouco do que vai no coração de uma pessoa. Desta forma, uma pessoa com olhos altivos, mostra a fraqueza do seu coração. Um dos objetivos da vida cristã é viver com humildade, vencendo a altivez, pois a Bíblia revela que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Data de atualização: 17/04/2013.