Significado de Paradoxo temporal

O que é um Paradoxo temporal:

Paradoxo temporal é quando alguém viaja no tempo para o passado, altera uma ação e com isso muda os acontecimentos futuros, fazendo com que a ação que motivou a viagem no tempo não exista mais, e com isto, a própria viagem não existiria

Esta relação de causa e efeito no tempo é a base do paradoxo temporal, muito utilizada pela ficção científica na produção de filmes, séries, livros, histórias em quadrinhos, entre outros.

O paradoxo temporal é uma contestação filosófica sobre a possibilidade de viagens no tempo, desfazendo através do raciocínio lógico o motivo da própria viagem. 

Para solucionar o paradoxo temporal, foi sugerida a existência de universos paralelos ou multi-versos, que seriam outras dimensões nas quais é possível modificar o acontecimento passado e ainda assim o personagem do futuro continua existindo.

Muitos filmes e séries abordaram a temática do paradoxo temporal, como a trilogia De Volta para o futuro (1985, 1989, 1990), Os 12 Macacos (1995), o filme da série Star Trek (2009), A Casa do Lago (2006), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), Efeito Borboleta (2004), Interestelar (2014), e ao longo de décadas a série da BBC, Dr. Who, também resgata o assunto.

A questão do paradoxo temporal também é levantada no universo da fantasia, pela série da HBO Game of Thrones, no episódio The Door, da sexta temporada. Na história, o personagem Bran é capaz de ter visões sobre o passado, e em uma delas acaba influenciando no destino do personagem Hodor.

Paradoxo do avô

Um dos exemplos mais claros de paradoxo temporal é o paradoxo do avô. Se alguém viaja no tempo e mata seu avô antes deste conhecer a sua esposa, a vida do próprio viajante no tempo não existiria. Pois não haveria a vida do seu pai ou sua mãe, e por consequência a sua própria vida.

Paradoxo dos gêmeos

O paradoxo dos gêmeos faz parte da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Ele compara as idades reais de dois irmãos gêmeos, sendo que um fica na terra e outro viaja ao espaço. Como o tempo no espaço passa mais devagar, o irmão que fica na terra envelhece mais rápido, e o gêmeo que está no espaço, ao retornar, seria mais jovem que o irmão. 

Mas este não é um paradoxo temporal, visto que ele confirma que o tempo pode correr diferente na terra e no espaço, mas não trata de viagens ao passado e mudanças na linha do tempo.

Saiba mais sobre o significado de paradoxo.

O significado de Paradoxo temporal está nas categorias: Geral, Ciência