Significado da Teoria da Relatividade

O que é a Teoria da Relatividade:

Teoria da Relatividade é um conjunto de estudos feitos pelo físico alemão Albert Einstein, que definem uma relação entre o espaço e o tempo, sendo ambos de caráter relativo e não estático.

Resumidamente, a Teoria da Relatividade afirma que o tempo não é igual para todos, podendo variar de acordo com a velocidade, a gravidade e o espaço.

A Teoria da Relatividade de Einstein é formada pela junção de duas outras teorias: a da Relatividade Restrita ou Especial (publicada pela primeira vez em 1905) e da Relatividade Geral (em 1915).

A principal ideia da Relatividade Restrita é que a velocidade da luz é uma constante igual para todo o universo. Este conceito também afirma que o espaço e o tempo não são grandezas absolutas, mas totalmente subjetivas.

Entre os seus principais pressupostos, a teoria da Relatividade Geral afirma que a gravidade nada mais é do que a distorção que determinada massa provoca no “tecido” do espaço.

Quando determinado objeto se movimenta a grande velocidade pelo espaço, criam-se as chamadas Ondas Gravitacionais.

Saiba mais sobre o significado das Ondas Gravitacionais.

Um exemplo bastante famoso e que ajuda a esclarecer alguns dos princípios da Teoria da Relatividade é o Paradoxo dos Gêmeos.

Este exemplo descreve dois irmãos gêmeos na Terra, sendo que um deles é posto numa aeronave em direção a um local distante na galáxia e viajando na velocidade da luz, enquanto o outro permanece no planeta.

Quando regressar à Terra, o irmão que viajou estará muitos anos mais jovem do que o outro.

O tempo passa mais rápido quando um corpo permanece em inércia, no entanto, este tempo vai diminuindo proporcionalmente a velocidade que determinado objeto se move.

Quando se atinge a velocidade da luz (aproximadamente 1,07 bilhão de Km/h), o tempo simplesmente deixa de passar. 

O significado da Teoria da Relatividade está na categoria: Ciência