Significado de Pentear Macaco

O que é Pentear Macaco:

Pentear macaco é um expressão popular da língua portuguesa, usada no Brasil, normalmente incluída na frase "Vai pentear macaco!" e que significa "vai cuidar da tua vida", "não amola", "cai fora", "pára de encher o saco", "vai ver se eu estou na esquina".

A expressão "vai pentear macaco" é usada para afastar alguém que está sendo chato ou inconveniente: "O que é que você ainda está fazendo aqui? Vai pentear macaco!"

Pentear macaco - origem

A origem da expressão "pentear macaco" tem várias versões diferentes. A mais plausível aponta que esta expressão derivou do provérbio português "mal grado haja a quem asno penteia", que surgiu pela primeira vez em Portugal, no ano 1651. Nessa altura, escovar ou pentear animais de carga (burros e jumentos, por exemplo), era um trabalho mal visto, tendo em conta que estes animais não precisavam de estar com boa apresentação para cumprirem a sua função. Como os portugueses até metade do século 17 não conheciam a palavra "macaco", usavam o termo "bugio" para identificar esse animal, e daí surgiu a expressão "vai bugiar", que é uma expressão equivalente a "vai pentear macaco", e é usada até os dias de hoje em Portugal e algumas partes do Brasil.

Outra das várias versões indicadas indica que a expressão "pentar macaco" surgiu no tempo da escravatura e significava um castigo para os escravos, que tinham que dar banho uns aos outros e depois desemaranhar os seus cabelos.

Pentear macaco - Galvão

Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, mais conhecido como Galvão Bueno, é um narrador, radialista e apresentador esportivo brasileiro que trabalha para a Rede Globo. Ganhou notoriedade por fazer a narração de momentos importantes do esporte nacional, como a conquista do tetra e pentacampeonato mundial pela seleção brasileira de futebol.

A Copa do Mundo de 2010 foi transmitida no Brasil pela Rede Globo e apresentada por Galvão Bueno e Fátima Bernardes. Na cerimônia de abertura do evento, a expressão "Cala a boca Galvão" começou a proliferar de forma veloz no Twitter, graças a internautas que não estavam satisfeitos com os comentários do locutor. A frase entrou mesmo para a lista de tópicos mais comentados no Twitter por brasileiros, e começou a ser usada como piada e forma de protesto contra Galvão Bueno. A piada atingiu tal magnitude que surgiram algumas variantes, sendo que uma delas é "Galvão, vai pentear macaco".

O impacto destas expressões foi tão grande que jornais conceituados como o El País e The New York Times publicaram artigos que mencionavam e explicavam a piada.

Data de atualização: 28/12/2012.