Significado do Kung Fu

O que é Kung Fu:

Kung Fu é conhecido como um estilo de arte marcial chinesa. A tradução literal desta palavra em mandarim para o português é “trabalhar duro” ou “tempo e habilidade”, sendo que para os chineses esta expressão também é usada para se referir a algo que foi adquirido com muito esforço e competência na luta corporal.

Originalmente chamado de wushu (que significa “arte da guerra”, em mandarim), o kung fu tem origem na necessidade dos chineses, há muito tempo, de lutarem contra animais ferozes e inimigos. Este estilo de luta supostamente foi criado há aproximadamente 4 mil anos.

Origem do Kung Fu

Existem diversas lendas sobre a verdadeira origem deste estilo, mas a mais conhecida narra a história de um monge chinês chamado Ta Mo, que subiu numa montanha e começou a observar o movimento dos animais, as posições que lutavam e também como se defendiam. A partir dessa observação surgiu o kung fu, que para os orientais é considerado uma arte, e não uma luta.

O termo kung fu se popularizou no final dos anos 60, pela repercussão dos filmes de artes marciais, estrelados por atores como Bruce Lee e Jackie Chan, além dos seriados na televisão.

O kung fu tem o objetivo de trabalhar não apenas o corpo, mas também o desenvolvimento pessoal, criando disciplina, persistência e respeito aos limites dos indivíduos; ele estrutura o corpo e a mente fazendo com que as pessoas aprendam a serem derrotadas, e poderem encarar novos obstáculos sem desistir ou desanimar.

Ao longo dos anos, o kung fu foi reformulado. Atualmente existe o kung fu moderno, que é mais voltado para os atletas, que estão preocupados com a constituição corporal, enquanto que o kung fu tradicional ainda foca parte essencial do treinamento na filosofia chinesa, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.

Saiba mais sobre o significado das Artes Marciais.

Estilos do Kung Fu

Existem diversos estilos, golpes e técnicas diferentes no kung fu, sendo algumas das mais conhecidas: Estilo Águia, Estilo Dragão, Estilo Chin’Na, Estilo Macaco, Estilo Leopardo, Estilo Louva a Deus, entre vários outros que, normalmente, estão relacionados com seres ou elementos da natureza.

O significado do Kung Fu está na categoria: Geral