Significado de Pop-up

O que é Pop-up:

Pop-up é uma janela que abre no navegador da internet quando se acessa uma página na web ou algum link de redirecionamento. Normalmente, esta nova janela apresenta informações de destaque do site ou, na maioria dos casos, publicidades e anúncios.

Os pop-ups são recursos de publicidade dos desenvolvedores dos websites, como tentativa para chamar a atenção dos internautas, mas que acabam por incomodar grande parte dos usuários da internet.

No entanto, atualmente os navegadores de internet mais populares - Firefox, Google Chrome, Opera, Safari, Microsoft Edge, entre outros - possuem extensões que ajudam a bloquear os pop-ups, visto que a grande maioria dos conteúdos apresentados fogem ao interesse do usuário. Mas, caso seja preciso, os internautas podem habilitar os pop-up para que sejam executados em sites específicos, por exemplo.

Os chamados pop-up ads são aqueles destinados exclusivamente para a transmissão de anúncios, sendo o ads a abreviatura da palavra inglesa advertising​, que significa "publicidade".

O criador do pop-up foi o norte-americano Ethan Zuckerman, blogueiro e criador do Global Voices Online, uma grande rede online de jornalistas e blogueiros.

No final dos anos 1990, Zuckerman desenvolveu um código para "lançar" anúncios e publicidades em janelas diferentes, como uma alternativa para solucionar as reclamações de banners que apareciam deslocados no layout da página.

Data de atualização: 25/10/2016.