Significado de Pro bono

O que é Pro bono:

Pro bono é uma expressão em latim que significa “para o bem”, na tradução para a língua portuguesa.

O uso mais comum da expressão pro bono é relacionado com atividades que beneficiam um povo ou população em geral. Neste caso, a expressão completa e correta seria pro bono publico.

Outra expressão também bastante utilizada é pro bono pacis, que significa literalmente “para o bem da paz”.

Um trabalho ou atividade pro bono é aquele que beneficia o público de modo geral, sendo considerado um tipo de voluntariado.

As pessoas que executam o pro bono não são remuneradas financeiramente, mas sim dedicam-se com o único intuito de ajudar aqueles que necessitam de seus serviços ou conhecimentos profissionais de maneira gratuita.

Médicos, professores e advogados são alguns exemplos de profissionais que costumam separar algumas horas de trabalho semanal para se dedicar ao trabalho pro bono.

Advocacia pro bono

O termo pro bono é bastante comum na advocacia, caracterizando-se como um trabalho voluntário prestado pelos advogados para ajudar os indivíduos que precisam de seus serviços de maneira gratuita.

Em 2015, a advocacia pro bono foi oficialmente aprovada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e regulamentada pelo Novo Código de Ética e Disciplina.

Ver também o significado de OAB.