Significado de Protocolo

O que é Protocolo:

Protocolo é o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial, como audiência, conferência ou negociação, por exemplo.

Na realidade, a palavra “protocolo” abrange um leque de significados extenso, podendo variar desde um conjunto de formalidades públicas até os critérios a serem cumpridos no detrimento de determinada atividade, por exemplo.

Os protocolos de estado, por sua vez, são todos os procedimentos padrões a serem executados quando há algum evento em que estão presentes representantes de países, federações, estados e etc.

Quando se diz, independente da situação, que os envolvidos deverão “seguir o protocolo”, significa que é obrigatório trilhar todos os procedimentos previstos para completar determinado processo ou atingir a finalidade pretendida.

Um protocolo também pode se referir a um conjunto de normas e regras firmadas entre duas ou mais partes, como consequência de uma reunião deliberativa.

Neste caso, por exemplo, são comuns os protocolos internacionais, onde entidades governamentais de diferentes países firmam acordos com o intuito de atingir um objetivo em comum.

Protocolo de Kyoto

Criado em 1997, o Protocolo de Quioto é um tratado entre diversos países que se comprometeram a seguir as normas e procedimentos estabelecidos durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas.

A principal meta deste protocolo é reduzir a emissão e poluentes no meio ambiente, especialmente por parte dos países mais desenvolvidos.

O Protocolo de Quioto entrou em vigor a partir de 2005, sendo que a primeira etapa deste tratado termina em 2020, quando os países voltarão a se reunir para apresentar os resultados e delimitar um novo compromisso para evitar as mudanças no clima.

Protocolo de Manchester

Consiste na definição do Sistema Manchester de Classificação de Risco, utilizado nos hospitais para melhor ordenar as prioridades de atendimento dos pacientes, de acordo com o seu grau de urgência.

De acordo com o Protocolo de Manchester, foram definidas cinco cores que representam os níveis de gravidade de cada caso, assim como o tempo que o paciente levará para ser atendido.

Sistema de Manchester

Protocolos de rede

São procedimentos que controlam e regulam a comunicação, conexão e transferência de dados entre sistemas computacionais.

Existem diversos protocolos de comunicação em rede, sendo o IP (Internet Protocol) e o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) alguns dos mais comuns na internet.

Saiba mais sobre o significado de HTTP e HTTPS.

Data de atualização: 25/03/2016.