Significado de Publicidade

O que é Publicidade:

Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou uma ideia. A palavra publicidade deriva do latim “publicus”, "público" em português.

Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.

A publicidade além de estimular a ação de compra, tem o propósito de dar maior identidade a um produto ou à empresa; torna os benefícios e vantagens do produto conhecidos e aumenta a convicção racional ou emocional do consumidor em relação ao produto.

Publicidade é um cartaz, uma imagem, um texto etc., com caráter publicitário.

Uma publicidade chega ao público alvo através de diversos veículos publicitários, que em geral dividem-se em: revistas, jornais, outdoor (cartazes, painéis), rádio, televisão, cinema, internete, publicidade direta (folhetos, catálogos, cartas, prospectos etc.) e mídia suplementar, que engloba todo o resto.

Marketing viral

O marketing viral ou publicidade viral, como também é conhecida, são as técnicas de marketing (conjunto de atividades que são exercidas para criar ou levar a mercadoria do produtor ao consumidor final) que exploram as redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação das marcas, com um processo parecido com o de uma epidemia, uma doença. O marketing viral está associado com a velocidade da propagação da informação.

Publicidade e propaganda

Embora usados como sinônimos, os termos publicidade e propaganda, para alguns autores, não significam rigorosamente a mesma coisa embora sejam semelhantes na sua essência. Para alguns autores, publicidade significa o ato de vulgarizar, de tornar público uma mensagem comercial, enquanto a palavra propaganda, mais abrangente que publicidade, estaria relacionada à mensagem política e religiosa e compreende a ideia de implantar, de incluir uma crença na mente da massa.

Propaganda é definida como propagação de princípios e teorias. Deriva do latim “propagare”, por sua vez, deriva de “pangere”, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. A expressão foi traduzida pelo papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação da Propaganda, com o fim de propagar a fé católica pelo mundo.

No Brasil, as palavras publicidade e propaganda são usadas indistintamente, e para diferenciar os diversos tipos de publicidade, são usadas adjetivações, tais como “publicidade comercial”, “publicidade editorial”, “propaganda política”, “propaganda de utilidade pública” etc.

O significado de Publicidade está na categoria: Geral