Significado de SOS

O que é SOS:

SOS é o código universal de socorro, utilizado como mensagem para alertar quando alguém está em situação de perigo de vida e necessita de auxílio o mais rápido possível.

O que muitas pessoas não sabem é que as letras SOSnão significam absolutamente nada além do que apenas isso: um sinal de socorro e alerta.

Normalmente, o código é associado como sendo uma sigla de expressões como "Save Our Ship" ("Salvem nosso navio", em inglês), ou mesmo "Save Our Souls" ("Salvem nossas almas"). No entanto, essas relações só foram criadas para ajudar as pessoas a se lembrarem das letras do código.

O SOS não foi criado baseado em nenhuma expressão, mas sim por se tratar de um grupo de letras que não significam absolutamente nada quando estão juntas, evitando as chances de se confundir com outro tipo de significado. Além disso, o sinal foi criado no inicio da Era da Radiotelegrafia (mais precisamente em 1906), quando as comunicações eram feitas principalmente por código morse, e o SOS era o conjunto de letras mais fácil de reproduzir e menos difícil de confundir.

Em código morse, o código era escrito da seguinte forma: S (...) O (---) S (...) - uma sequência initerrupta de três pontos e três traços.

Para quem não sabe, o código morse é um sistema de comunicação que surgiu no final do século XIX e que era utilizado principalmente para enviar mensagens militares ou transmitir informações entre navios. O alfabeto em Morse é formado por sinais curtos (.) ou longos (-), que juntos formam letras, palavras, frases ou mensagens inteiras.

Como surgiu o S.O.S

Antes de surgir o SOS, o código de alerta usado era o CQD, que também não possuia nenhum significado e foi escolhido por ser formado por letras que juntas não daria margem para qualquer outro tipo de interpretação. Porém, escrever CQD em código morse não era nada prático. C (-.-.) Q (--.-) D (-..).

Era bastante complicado enviar o código CQD (CQ era o sinal utilizado para chamar todas as estações e D significava "distress" - "alerta" ou "perigo", em inglês) em código morse, por essa razão, durante a II Conferência Radiotelegráfica de Berlim, em 1906, surgiu a sugestão de utilizar a nova sequência de pontos e traços, o SOS.

SOS só foi oficializado em 1908, no entando ainda era comum utilizarem os dois códigos para sinalizar o perigo. Em 1912, por exemplo, quando o famoso navio Titanic afundou, foram emitidos sinais de socorro em SOS e CQD.

De qualquer jeito, o código morse já está em desuso desde 1999, quando o sistema de comunicações marítimas foi aposentado oficialmente. Mas, o SOS continua sendo um símbolo universalmente associado ao alerta de perigo e pedido de socorro.

O significado de SOS está na categoria: Geral