Significado de Sensação

O que é Sensação:

Sensação é um substantivo feminino que significa sensibilidade, sentimento ou a ativação de uma determinada função sensorial.

A sensação indica uma experiência simples que é vivida e que é produzida graças a um estímulo (pode ocorrer dentro ou fora do corpo) que ocorre sobre um órgão sensorial. Uma sensação é sentida por uma pessoa quando o estímulo envia sinais para o cérebro através dos nervos.

As sensações variam de acordo com a sua intensidade e duração.

Esta palavra pode estar relacionado com a medicina, sendo que muitas vezes é usada para descrever um determinado sintoma. Ex:: sensação de falta de ar, sensação de tontura, sensação de cansaço, sensação de barriga inchada, etc.

Em sentido figurado, a palavra sensação pode indicar uma forte emoção. Ex: Não consigo descrever a sensação que passou no meu coração quando eu te vi pela primeira vez.

Além disso, uma sensação pode indicar uma coisa muito boa, que atingiu fama ou que causa interesse e surpresa em muitas pessoas. Ex: A música do cantor estadunidense foi a sensação do Verão.

Sensação térmica

A expressão sensação térmica remete para a temperatura que é sentida pelas pessoas e que muitas vezes não coincide com as temperaturas que são reveladas pelos termômetros. Essas diferenças podem ser explicadas graças a alguns fatores climáticos, como a umidade e velocidade do vento.

Por exemplo, quando o termômetro marca 20ºC e o vento atinge uma velocidade de 40 km/h, a sensação térmica, ou seja, a temperatura sentida pelas pessoas é de 14ºC.

Em muitas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, quando o termômetro registra 39ºC, a sensação térmica pode chegar aos 50ºC.

Percepção e sensação

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, a psicologia indica que percepção e sensação são dois fenômenos distintos.

A sensação é fruto de um estímulo que é recebido e descodificado pelo sistema nervoso central. Por outro lado, a percepção é a interpretação dessa sensação.

A mesma sensação (ou sensações muito semelhantes) pode levar a percepções diferentes em pessoas diferentes. Isto porque cada pessoa tem o seu próprio contexto e por isso interpreta as coisas de forma diferente, construindo percepções e formas distintas de ver o mundo.

Data de atualização: 16/04/2014.