Respaldo
Respaldo é um substantivo masculino que caracteriza a ação ou efeito de dar apoio, suporte para algo ou alguém.
Ele possui ligação a tudo que está relacionado com o ato de respaldar, ou seja, a ação de se ter um apoio, seja ele moral, físico ou político.
Exemplo:
O servidor tem o respaldo do diretor, que o apoia em suas decisões.
Por esta razão, é comum chamar de respaldo os encostos das cadeiras ou de qualquer outro tipo de assento. Nas igrejas, as banquetas que ficam atrás do altar para dar suporte ao padre e aos coroinhas também são chamadas de respaldo.
Na construção civil, respaldo também caracteriza o nivelamento das paredes da fundação ou do andar de uma construção. O termo também pode se referir ao processo de aplainagem da terra ou do entulho que é depositado nas depressões de um terreno.
O respaldo também pode se referir a calosidade feita no lombo da cavalgadura dos cavalos, causado principalmente pelo atrito da sela com o lombo dos animais.
Exemplo:
Esta cavalgadura tem um respaldo muito proeminente. Isso prejudica o bem-estar do animal.
Muita gente confunde a correta grafia desta palavra. A forma certa de acordo com o dicionário da língua portuguesa é respaldo (com a letra "l"), o termo "respaudo" está incorreto e não existe.
Respaldo jurídico
A expressão respaldo jurídico quer dizer respaldo na lei ou garantia por lei. O respaldo jurídico (ou respaldo legal) significa que atos praticados por uma pessoa, pela Administração Pública ou por um Juiz devem estar previstos na lei ou em outro tipo de norma jurídica.
A existência de respaldo jurídico é a garantia de que uma decisão pode ser tomada e é legalmente permitida. Se a decisão jurídica está respaldada, significa que ela é permitida pela lei.
O respaldo jurídico é fundamental para garantir que um direito existe e é reconhecido pela lei. É o respaldo jurídico a um direito que permite uma ação na justiça para reconhecê-lo ou cobrá-lo.
Sinônimos de respaldo
- Ajuda;
- Auxílio;
- Suporte;
- Recosto;
- Amparo;
- Proteção;
- Assistência.
Veja também: