Significado de Respaldo

O que é Respaldo:

O termo respaldo é um substantivo masculino que caracteriza a ação ou efeito de dar apoio, suporte para algo ou alguém.

Ele possui ligação a tudo que está relacionado com o ato de respaldar, ou seja, a ação de se ter um apoio, seja ele moral, físico ou político.

Exemplo: "O servidor tem o respaldo do diretor, que o apoia em suas decisões".

Por esta razão, é comum chamar de respaldo os encostos das cadeiras ou de qualquer outro tipo de assento. Nas igrejas, as banquetas que ficam atrás do altar para dar suporte ao padre e aos coroinhas também são chamadas de respaldo.

Na construção civil, respaldo também caracteriza o nivelamento das paredes da fundação ou do andar de uma construção. O termo também pode se referir ao processo de aplainagem da terra ou do entulho que é depositado nas depressões de um terreno.

O termo pode ser substituído por sinônimos como ajuda, auxílio, amparo, apoio, suporte, assistência, proteção, entre outras.

Para o Direito, o respaldo jurídico está relacionado com a expressão “respaldo na lei”, que caracteriza ter garantias legais para dar prosseguimento com ações e processos jurídicos.

O respaldo também pode se referir a calosidade feita no lombo da cavalgadura dos cavalos, causado principalmente pelo atrito da sela com o lombo dos animais.

Exemplo: "Esta cavalgadura tem um respaldo muito proeminente. Isso prejudica o bem-estar do animal".

O significado de Respaldo está na categoria: Geral