Significado de Tácito

O que é Tácito:

Tácito é um adjetivo na língua portuguesa, significa algo que é implícito ou que está subentendido, sendo dispensável explicações ou menções a respeito.

Um comportamento tácito é aquele que busca ocultar algo, seja um segredo ou uma situação que não é desejável ser exposta.

Etimologicamente, o termo "tácito" se originou a partir do latim tacitus, que significa "não expresso em palavras" ou "silencioso". Neste sentido, pode ser considerado tácito qualquer ação, expressão ou característica que não se mostre ou explique, mas que pode ser perceptível de modo implícito.

Entre os sinônimos mais comuns de tácito, destacam-se: calado, implícito, oculto, secreto, silencioso, subentendido e tranquilo.

Tácito (Públio Cornélio Tácito) ainda foi o nome de um dos maiores historiadores da Antiguidade, que viveu entre os anos 55 e 120 d.C, na Roma Antiga.

Conhecimento tácito

O chamado "conhecimento tácito" é uma forma de conhecimento particular, subjetiva e singular de cada indivíduo, desenvolvido ao longo da vida, através de experiências adquiridas pela pessoa.

Para os psicólogos e filósofos, o conhecimento tácito é um objeto de estudo bastante interessante, pois se trata de um modelo de aprendizagem difícil ou impossível de se transmitir para outras pessoas, pelo menos não através de métodos didáticos tradicionais.

O conhecimento tácito é aquilo que só pode ser transmitido ou aprendido através de experiências e do convívio cotidiano. Andar de bicicleta, por exemplo, pode ser considerado um conhecimento tácito, pois é necessário apenas habilidade para aprender, sendo desnecessário instruções escritas ou orais.

Saiba mais sobre o significado de Conhecimento tácito.

Tácito e explícito

Explícito é algo óbvio, declarado, explicado e que se apresenta claramente, sem possibilidades de ambiguidades. Algo que seja explícito pode ser considerado o oposto do conceito de tácito.

Um conhecimento explícito, por exemplo, consegue ser transmitido através de uma explicação formatada, com gráficos, palavras, imagens e de forma objetiva. Já o conhecimento tácito é subjetivo, de difícil assimilação, visto que está presente de maneira particular em cada indivíduo, de acordo com a sua vivência.

Os conhecimentos tácito e explícito podem funcionar de forma complementar.

Tácito e expresso

A palavra tácito ainda pode ser utilizada para categorizar o modelo de um contrato de trabalho, por exemplo.

Um contrato de trabalho tácito é aquele que não é físico, ou seja, não existe um contrato escrito e registrado, sendo acertado verbalmente entre o contratante e o contratado.

Já o contrato de trabalho expresso é quando ambas as partes (contratante e contratado) firmam um documento escrito e registrado, especificando todas as funções, obrigações e direitos relacionados com o trabalho a ser prestado. Neste caso, o contratante assina a Carteira de Trabalho e Previdência Social do contratado.

Data de atualização: 30/04/2015.