Significado de TEV

O que é TEV:

TEV é uma sigla que significa Transferência Eletrônica de Valores. As TEVs são transferências realizadas entre diferentes contas de uma mesma instituição financeira. Já o DOC e o TED são utilizados para transferências entre contas de diferentes bancos.

As TEVs podem ser realizadas tanto entre contas correntes como entre poupanças e são gratuitas se não excederem o limite estipulado pelo banco para gratuidade do serviço.

Qual a diferença entre TEV, TED e DOC?

  • TEV: a Transferência Eletrônica de Valores é realizada entre contas do mesmo banco. O valor é creditado em no máximo 10 minutos após a operação.
  • TED: a Transferência Eletrônica Disponível é realizada entre contas de diferentes bancos e é creditada na conta do beneficiário em poucos minutos se for realizada até às 17h. Depois desse horário, o valor cai no dia seguinte.
  • DOC: o Documento de Crédito também é uma transferência entre diferentes bancos, mas está limitado ao valor de R$ 4.999,99. Nesse caso, o valor entra na conta no dia seguinte se for realizado até às 21h59. Se o valor for transferido às 22h20, por exemplo, só entrará na conta no segundo dia útil depois da transferência.

Como realizar uma TEV?

A TEV é uma transferência fácil de ser realizada, basta ter em mãos o número da agência e da conta corrente ou poupança. Não é necessário ter o nome completo e o CPF ou CNPJ, como no caso do TED e DOC.

A TEV é cobrada?

O Banco Central determina o número mínimo de transferências entre contas da mesma instituição que devem ser gratuitas e, a partir disso, cada banco define o número máximo. Depois do número máximo de transferências gratuitas, a taxa poderá ser cobrada.

É diferente de transferências entre contas de instituições diferentes, como o DOC e o TED. Nesses casos, sempre há cobrança de taxas, que variam conforme a instituição.

Quais as vantagens de realizar uma TEV?

A Transferência Eletrônica de Valores é um método seguro, rápido e prático de ser realizado. A TEV pode ser realizada em poucos cliques a partir do computador, do celular, ou dos terminais de atendimento.

O valor transferido é enviado na hora para a conta de destino, sendo necessário esperar no máximo 10 minutos para que o valor seja creditado. E isso não vale apenas para os dias úteis, nos finais de semana e feriados essa transferência é realizada com a mesma rapidez.

As TEVs também são mais fáceis de serem identificadas do que um depósito na boca do caixa, isso aumenta a segurança daquele que está enviando o dinheiro.

O que significa CRED TEV?

Uma dúvida muito comum é sobre o significado de CRED TEV, sigla encontrada em extratos bancários do banco Caixa Econômica Federal. Essa sigla indica que o valor foi transferido de outra conta desse banco para a conta em questão.

Os outros bancos, apesar de possuírem a opção de Transferência Eletrônica de Valores, fazem a identificação desses créditos de maneira diferente. O Banco do Brasil, por exemplo, identifica uma TEV no extrato com a palavra transferência e o nome do titular da conta de origem.

Em caso de TEV não identificada

Em caso de crédito de uma TEV não identificada no extrato bancário, recomenda-se que esse dinheiro não seja utilizado e que se entre em contato com o banco para verificar a origem do valor.

Veja também o significado de CNPJ e Dinheiro.

Data de atualização: 21/02/2019.