Significado de Dinheiro

O que é Dinheiro:

Dinheiro é uma espécie de instrumento usado na forma de moedas e notas, utilizado na realização de trocas comerciais da sociedade.

O dinheiro então serve como um instrumento monetário utilizado para realizar trocas comerciais de bens, serviços e todo o tipo de ação sob a qual precisamos empenhar um determinado valor.

A origem etimológica da palavra dinheiro, remete ao latim denarius, nome dado a moeda que os romanos utilizavam para suas trocas comerciais.

O dinheiro também está relacionado a tudo que faz referência a termos e posses econômicas, como ações, títulos, bens materiais e herança familiar.

Ele reúne algumas características consideradas básicas para ser um meio de troca comercial muito utilizado. Ele é visto como uma unidade de contabilidade, que permite realizar a verificação e comparação do valor de produtos e serviços, caso estes valores sejam muito diferentes, além de ser algo considerado como uma reserva de valor que se pode fazer poupanças. Ele também facilita trocas comerciais de maneira mais prática por ser um objeto de fácil armazenamento e transporte.

É importante lembrar que o dinheiro como conhecemos (na forma de moedas e notas), possui outros nomes em diferentes países, que variam de valor conforme a moeda, como o euro, o real, a libra, entre outros. Este valor que é atribuído não é aquele que consta no papel da nota ou no metal da moeda. Ele funciona através de um pacto social que é aceitado por todos os integrantes da sociedade e só tem seu efeito garantido com autorização e certificação da entidade emissora, como o Banco Central.

Origem do dinheiro

O dinheiro, como conhecemos hoje em dia, teve sua origem através das trocas comerciais e escambos. A mercadoria passava por uma avaliação que levava em conta o tempo de produção e a força do trabalho gasta para a confecção do produto. Após a criação da moeda, este valor da mercadoria foi se tornando independente da força de trabalho empenhada para produzir.

Este desenvolvimento do dinheiro permitiu então a expansão do comércio em grande escala e o surgimento dos bancos também iniciou uma nova troca comercial financeira onde o dinheiro é a mercadoria. No entanto, o dinheiro conseguiu facilitar a atividade do comércio e deixá-la mais simples.

O significado de Dinheiro está na categoria: Geral