O Mito de Sísifo

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

O mito de Sísifo é uma narrativa que destaca as consequências de desafiar os deuses gregos. Sísifo, o astuto rei de Corinto, enganou a morte duas vezes para evitar seu destino no Tártaro.

Por suas transgressões, foi condenado por Zeus a uma tarefa eterna e fútil: empurrar uma imensa pedra montanha acima, somente para vê-la rolar de volta toda vez que se aproximava do topo, reiniciando assim seu labor incessante. Este castigo simboliza o ciclo interminável de esforços inúteis e a punição eterna para sua astúcia e desobediência.

Sísifo empurrando uma pedra morro acima / Gerada por IA
Sísifo empurrando uma pedra morro acima

O Mito

O mito de Sísifo, considerado o mortal mais astuto de sua época, narra a história deste homem (o primeiro rei de Corinto) que ficou conhecido como um dos maiores ofensores dos deuses gregos.

Segundo a lenda, após desrespeitar as ordens de Zeus, deus dos deuses, este mandou Tânato, o deus da morte, levar Sísifo para o Tártaro – terra dos mortos do mundo inferior que era reinado por Hades.

Sísifo, no entanto, enganou Tânato, elogiando sua beleza e oferecendo-lhe um colar. Este colar era na realidade uma coleira, fazendo com que Sísifo conseguisse manter a morte como sua prisioneira. Assim, durante este tempo, nenhuma pessoa na Terra podia morrer.

Hades, ao descobrir o ato de Sísifo, ficou muito irado e libertou Tânato, ordenando que este levasse o rei de Corinto imediatamente para o mundo dos mortos.

Ao se despedir de sua esposa antes de ir para a terra dos mortos, Sísifo pediu-lhe para que não enterrasse o seu corpo, pois tinha um plano.

Ao chegar ao Tártaro, o esperto rei suplicou para que Hades deixasse ele voltar ao mundo dos vivos, alegando que a sua esposa ainda não tinha enterrado o seu corpo e precisava pedir para que ela fizesse isso rapidamente.

Hades acabou por conceder o desejo de Sísifo e permitiu que ele voltasse ao mundo dos vivos por um dia. Porém, o rei enganou a morte pela segunda vez e fugiu com a sua esposa.

Por fim, Zeus conseguiu capturá-lo e, por enganar e despertado a ira dos deuses, foi condenado a passar a eternidade empurrando uma pedra até o cume de uma montanha. No entanto, sempre que a pedra estava prestes a chegar ao seu objetivo, rolava montanha abaixo e Sísifo tinha que voltar a executar o trabalho todo novamente.

Significado do Mito de Sísifo

O significado contemporâneo está relacionado com a ideia de que por mais trabalho e esforço que se faça em relação a algo, os resultados são sempre infrutíferos, irrelevantes e frustrantes.

O escritor e filósofo francês Albert Camus, utilizava dos princípios do trabalho de Sísifo na mitologia grega para explicar algumas características da condição humana. A vida dos seres humanos, segundo Camus, seria semelhante ao trabalho de Sísifo, pois vivem para seguir uma rotina diária e repetitiva de atividades, normalmente sem um propósito concreto.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar