Significado de Trabalho de Sísifo

O que é Trabalho de Sísifo:

Trabalho de Sísifo é uma expressão popular originada a partir da mitologia grega, remetendo a todo tipo de trabalho ou situação que é interminável e inútil.

O significado contemporâneo desta frase está relacionado com a ideia de que por mais trabalho e esforço que se faça em relação a algo, os resultados são sempre infrutíferos, irrelevantes e frustrantes.

Alguns estudiosos, como o escritor e filósofo francês Albert Camus, utilizavam dos princípios do trabalho de Sísifo na mitologia grega para explicar algumas características da condição humana.

A vida dos seres humanos, segundo Camus, seria semelhante ao trabalho de Sísifo, pois vivem para seguir uma rotina diária e repetitiva de atividades, normalmente sem um propósito concreto.

Saiba mais sobre a Mitologia grega.

Mito de Sísifo

O mito de Sísifo, considerado o mortal mais astuto de sua época, narra a história deste homem (o primeiro rei de Corinto) que ficou conhecido como um dos maiores ofensores dos deuses gregos.

De acordo com a lenda, após desrespeitar as ordens de Zeus, deus dos deuses, este mandou Tânato, o deus da morte, levar Sísifo para o Tártaro – terra dos mortos do mundo inferior que era reinado por Hades.

Sísifo, no entanto, enganou Tânato, elogiando sua beleza e oferecendo-lhe um colar. Este colar era na realidade uma coleira, fazendo com que Sísifo conseguisse manter a morte como sua prisioneira. Assim, durante este tempo, nenhuma pessoa na Terra podia morrer.

Hades, ao descobrir o ato de Sísifo, ficou muito irado e libertou Tânato, ordenando que este levasse o rei de Corinto imediatamente para o mundo dos mortos.

Ao se despedir de sua esposa antes de ir para a terra dos mortos, Sísifo pediu-lhe para que não enterrasse o seu corpo, pois tinha um plano.

Ao chegar ao Tártaro, o esperto rei suplicou para que Hades deixasse ele voltar ao mundo dos vivos, alegando que a sua esposa ainda não tinha enterrado o seu corpo e precisava pedir para que ela fizesse isso rapidamente.

Hades acabou por conceder o desejo de Sísifo e permitiu que ele voltasse ao mundo dos vivos por um dia. Porém, o rei enganou a morte pela segunda vez e fugiu com a sua esposa.

Descubra mais sobre o significado de Mitologia.

Por fim, Zeus conseguiu capturá-lo e, por ter enganado e despertado a ira dos deuses, foi condenado a passar a eternidade empurrando uma pedra até o cume de uma montanha. No entanto, sempre que a pedra estava prestes a chegar ao seu objetivo, rolava montanha abaixo e Sísifo tinha que voltar a executar o trabalho todo novamente.

A partir deste episódio, atualmente, quando alguém diz que tem um "trabalho de Sísifo" é porque possui uma tarefa impossível ou interminável para cumprir.

Saiba mais sobre o significado de outras expressões, como “agradar a gregos e troianos” e “calcanhar de Aquiles”.

Data de atualização: 13/10/2016.