Mitologia Nórdica

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A mitologia nórdica é o conjunto de crenças, lendas e mitos que compunham a religião dos chamados povos escandinavos. São as narrativas que marcaram a Era dos Vikings (século VIII ao XI d.C.), que habitavam a região atualmente abrangida pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia, principalmente.

Originalmente, a mitologia nórdica era transmitida oralmente, no entanto, a partir do século XIII, começaram a ser registradas todas as histórias que formavam a mitologia nórdica. Foi o poeta e historiador islandês Snorri Sturluson (1179-1241) que reuniu as principais histórias sobre a mitologia e publicou as conhecidas Eddas - coleções de poesias que relatam as lendas dos povos escandinavos antigos.

Assim como as mitologias grega, romana e egípcia, a nórdica (também conhecida por germânica) reúne várias personagens fantásticas, como deuses, heróis, monstros, feiticeiros e narrativas que tentam explicar a origem do universo e dos seres humanos.

Segundo o mito de criação nórdico, tudo começou com o encontro dos reinos do frio (Niflheim) e do calor (Muspelheim). Os primeiros deuses, Odin, Vé e Vili, forjaram o mundo tal como o conhecemos hoje a partir dos pedaços do corpo do gigante original Ymir. Os primeiros seres humanos foram criados pelos deuses a partir da madeira.

Na mitologia nórdica, o mundo é representado pela árvore cósmica Yggdrasill. Ela sustenta cada um dos nove mundos que compõem o universo, dentre os quais Asgard (a casa dos deuses) e Midgard (a casa dos seres humanos).

Uma peculiaridade interessante de se observar na mitologia nórdica é o fato das divindades não terem vida eterna. Assim como os seres humanos, os deuses podem morrer — como notamos durante o evento conhecido por Ragnarök, a batalha final entre deuses e gigantes que marca o fim dos tempos e a morte de quase todos os deuses, como Thor e Odin.

Principais deuses da mitologia nórdica

Deus Odin

Odin é o pai dos deuses nórdicos. Está sempre acompanhado de dois corvos, Huginn (pensamento) e Muninn (memória). Veja mais sobre Odin.

Deus Thor

Thor é deus do Trovão e filho de Odin. Este é considerado um dos deuses mais cultuados e queridos pelos nórdicos, principalmente entre os camponeses. A sua arma era o Mjölnnir, um martelo super poderoso que usava para lutar contra os gigantes. Veja mais sobre Thor.

Deus Loki

Loki é considerado o "pai das mentiras". É meio deus e meio gigante. Costuma ser descrito como um deus controverso, pois, ao mesmo tempo que tem uma natureza maligna, ajuda a manter o equilíbrio no mundo dos deuses.

Deusa Frigga

Frigga é a deusa da fertilidade, do amor e da união. Também é conhecida como a esposa de Odin e madrasta de Thor. Para os nórdicos, Frigga era vista como a protetora da família e das mães.

Deus Freyr

Freyr é o deus da abundância, considerado a divindade da prosperidade, da paz, dos casamentos, das boas colheitas, da fertilidade, da alegria e da paz.

Deusa Hela

Hela é a deusa do Reino dos Mortos (Helheim) e filha de Loki. Metade do corpo da deusa era de uma linda mulher, enquanto a outra parte consistia num terrível corpo em decomposição.

Os nove mundos da mitologia nórdica

Uma das características da mitologia nórdica, e que se diferencia das demais mitologias, é a crença da existência de 9 (nove) mundos diferentes:

  • Midgard: reino dos seres humano, ou seja, o planeta Terra como conhecemos. Este mundo era guardado pela deusa Jord.
  • Asgard: reino dos deuses. Este mundo é separado de Midgard por imensos muros. O guardião é Heimdall. Odin e Frigga são os líderes de Asgard. A ligação entre Midgard e Asgard é feita através da Bifrost, uma ponte semelhante a um arco-íris.
  • Niflheim: reino de gelo e frio, governado por Hela, a deusa do inferno. Neste mundo se encontro os gigantes e anões de gelo.
  • Vanaheim: mundo onde repousam os deuses Vanir, responsáveis por favorecer a fertilidade, o comércio, a paz e o prazer.
  • Svartalfheim: local onde habitavam os seres subterrâneos, chamados de svartálfar ("elfos negros). O líder deste mundo é Hoder, o deus cego da justiça, filho de Odin e Frigga.
  • Jotunheim: mundo dos gigantes (Jotuns), predominantemente do tipo rocha e neve. O líder de Jotunheim é Thrym, o rei dos gigantes.
  • Nidavellir: reino dos anões, localizado no subterrâneo de Midgard. Nidavellir é liderado por Vidar, o deus da vingança.
  • Muspelheim: reino dos gigantes de fogo. O líder deste mundo é Surtr, o gigante de fogo.
  • Álfheim: reino dos elfos, seres mágicos de aparência humana e grande beleza.

Símbolos da mitologia nórdica

  • Yggdrasil: consiste numa árvore mítica e sagrada, considerada a "árvore da vida", que sustenta todos os nove mundos.
  • Valhalla: é a residência dos deuses, também conhecido como o "Salão dos Mortos". Neste local os deuses eram recebidos quando morriam com honra em suas batalhas.
  • Ragnarök: é o "fim do mundo", conforme a mitologia nórdica. Este episódio representa o fim de todas as criaturas, sejam os humanos, deuses, monstros, heróis ou gigantes.

Veja também:

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar