Significado de Tufão

O que é Tufão:

Tufão é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone tropical que ocorre nos mares orientais, normalmente nos mares da China e no oceano Índico. Os tufões possuem um enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.

Tufão é uma nomenclatura utilizada para categorizar um tipo de ciclone, assim como o furacão. São descritos como redemoinhos que giram em torno de um núcleo de baixa pressão atmosférica. O que determina se um ciclone será tufão, furacão, tempestade tropical, tempestade ciclônica ou uma depressão tropical, é o local em que ele ocorre e a sua intensidade.

Além da China e Filipinas, a ocorrência de tufões no Japão é constante. Entre os principais e mais recentes tufões que atingiram os países asiáticos e oceânicos está o Super Tufão Haiyan (causou mais de 4 mil mortes); Tufão Nancy (que atingiu ventos de até 306 km/h); Tufão Vera (matou mais de 5 mil pessoas no Japão, com ventos de 305 km/h); Tufão Tip (o maior tufão já registrado, com um diâmetro de tempestade de quase 2.220 km); entre outros.

Tufão e furacão

Os ciclones são tufões quando ocorrem no Oceano Pacífico Noroeste (a oeste da linha internacional da data), no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico. O tufão é um ciclone tropical e possui as mesmas características de um furacão. A diferença entre um tufão e um furacão está mesmo na região em que se formam.

Já os furacões, por sua vez, são ciclones tropicais que se formam no Oceano Atlântico Norte, Oceano Pacífico Nordeste (a leste da linha internacional da data) e no Oceano Pacífico Sul.

Data de atualização: 18/12/2014.