Significado de Ubuntu

O que é Ubuntu:

Ubuntu é o nome de um sistema operacional construído a partir do núcleo Linux (Linux Kernel). É um sistema de código aberto baseado nas normas do software livre.

A escolha do nome tem como base a filosofia africana “ubunto” e reflete a ideologia do projeto, destacando o espírito de ajuda mútua entre os colaboradores. O sistema Ubuntu tem desenvolvimento comunitário e o produto pode ser compartilhado com qualquer pessoa. Quem deseja pode instalar gratuitamente o sistema operacional no computador, sem ter que pagar para o utilizar.

O Ubuntu foi lançado em 2005, pela empresa Canonical. Foi anunciado como um sistema simples de usar e indicado para fins pessoais ou profissionais.

É considerado um sistema seguro e contém todos os aplicativos necessários para a navegabilidade do usuário, como o browser (navegador web), programas de edição de texto, planilhas eletrônicas, entre outros softwares voltados para a produção de conteúdos e o entretenimento.

Saiba mais sobre o significado do Software livre.

Ubunto (filosofia)

Ubuntu é uma filosofia africana, presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subssariana, cujo significado se refere a humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.

Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à do “amor ao próximo”.

Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos.

O significado de Ubuntu está na categoria: Tecnologia