Significado de Unção dos enfermos

O que são Unção dos enfermos:

Unção dos enfermos é um rito cristão que consiste em ungir os enfermos com um óleo sagrado. Na Igreja Católica, o ritual é também denominado “Santa Unção” ou “Último sacramento”. A unção dos enfermos tem o objetivo de confortar o doente, perdoar os seus pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico.

O ritual de unção dos enfermos segue as palavras do Apóstolo São Tiago, que diz: "Alguém de vós está enfermo? Chame os presbíteros da Igreja e orem sobre ele, ungindo-o com o óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o aliviará. E se tiver algum pecado, lhe será perdoado" (Tiago 5, 14-15).

A “Extrema-unção” é também um sacramento cristão, assim denominado por ser recebido pelos cristãos que estão em risco iminente de perder a vida. O efeito da Extrema-unção é preparar o cristão para um momento particularmente difícil da sua vida, em que irá enfrentar a morte e seguir em direção à vida eterna.

Na Igreja Católica, o sacramento da unção deve ser administrado por um sacerdote que pronuncia palavras de conforto enquanto unge o enfermo com o óleo abençoado.

Na religião protestante, a unção dos enfermos também é praticada de acordo com as palavras do Apóstolo São Tiago.

Data de atualização: 25/06/2014.