Significado de Habilidade

O que é Habilidade:

Habilidade é o substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa.

O conceito de habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.

Alguns sinônimos de habilidade podem ser: capacidade, talento, inteligência, engenho, destreza, agilidade.

Por vezes esta palavra é usada no plural, ou seja, habilidades, servindo para descrever um conjunto de características que ajudam o indivíduo a alcançar algum objetivo. Ex: O policial usou todas as suas habilidades para destruir a rede de crime organizado.

Habilidade cognitiva

Habilidades cognitivas são mecanismos do cérebro que estão relacionados com processos de aprendizagem e de memorização de informações.

É possível treinar o cérebro através de exercícios cognitivos, para adquirir ou melhorar habilidades cognitivas, como o processamento de novos estímulos ou dados, por exemplo.

Habilidade motora

Habilidade motora consistem em movimentos realizados com precisão. Um indivíduo hábil em termos motores demonstra uma elevada capacidade de coordenação de movimentos. Este tipo de habilidade está relacionado com o equilíbrio, estabilidade e manipulação de outros objetos.

A habilidade motora pode ser treinada através de exercícios ginásticos de agilidade e destreza.

Habilidade profissional

Habilidade profissional é toda a particularidade de um indivíduo que lhe permite ter sucesso profissionalmente.

Podem ser características psicológicas como motivação e autoconfiança ou outras que são adquiridas através da formação em uma área específica.

Habilidade social

Habilidade social é a aptidão para interagir socialmente com outras pessoas e são características essenciais para todos aqueles que estão inseridos em uma sociedade.

A capacidade de comunicação e persuasão, o trabalho em equipe e a empatia são algumas habilidades sociais de elevada importância.

Habilidade e competência

De acordo com alguns autores, a competência é a junção de talento e habilidade. Ou seja, é possível exercer uma determinada função apenas com talento ou com habilidade, mas os resultados serão sempre melhores quando as duas características estão presentes no indivíduo em questão.

Uma pessoa competente é aquela que tem o talento (aptidão natural ou inata para uma certa atividade) e a habilidade (característica técnica que foi aprendida e melhorada através de uma abordagem teórica e prática).

Saiba mais sobre:

O significado de Habilidade está na categoria: Geral