Significado de Vigília

O que é Vigília:

Vigília é a ação de não dormir durante a noite. Normalmente esta privação do sono consiste num ato voluntário, praticado principalmente na véspera de datas festivas, em especial de cunho religioso, como a Páscoa, por exemplo.

No entanto, o estado de vigília também pode estar relacionado com distúrbios do sono (insônia), provocados seja por causas psicológicas, como a ansiedade, o estresse ou o medo; como por causas neurológicas, como a disfunção hormonal, por exemplo.

No âmbito bíblico, como dito, as vigílias costumam acontecer antes de festas litúrgicas importantes, como a Ressurreição de Jesus Cristo, por exemplo. Nestes casos, é comum que ocorram vigílias de oração, onde os fiéis passam a madrugada rezando em conjunto.

Saiba mais sobre o significado da Páscoa.

Além do ponto de vista religioso, existem diversos outros rituais que são característicos por envolver a prática da vigília.

Alguns dos principais sinônimos de vigília são: insônia, elucubração, zelo, cuidado, noitada e espertina.

A origem etimológica da palavra "vigília" está no latim vigilia, que significa "guarda" ou "vigia".

Vigília pascal

Também conhecida como Vigília de Páscoa ou Grande Vigília, esta é uma das comemorações mais importantes do calendário litúrgico do catolicismo, pois faz parte da celebração da Ressurreição de Jesus Cristo.

A vigília pascal começa ao pôr-do-sol do Sábado Santo e termina ao amanhecer do Domingo de Páscoa.

Ver também: significado de Pentecostes.

Atualizado em