Significado de 157

O que é 157:

157 é o número do artigo no Código Penal que descreve o crime de assalto a mão armada.

Por este motivo, o código 157 se transformou numa gíria popular, utilizada principalmente entre os criminosos, para descrever com discrição a ação de assaltar alguém.

Neste caso, uma pessoa que se intitula como “157” está querendo dizer que é ladra, criminosa e assalta outras pessoas com o uso de armas, evitando a resistência das suas vítimas.

Popularmente, dizer que determinada pessoa é 157 também pode significar que é maliciosa ou malandra, sem necessariamente estar relacionada com o ato de roubar. 

De acordo com o artigo 157 de Código Penal Brasileiro, este tipo de crime se configura quando determinado indivíduo subtrai “coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”.

Como forma de punição para os criminosos que se enquadram neste artigo, a lei prevê pena de reclusão que varia de 4 (quatro) a 10 (dez) anos de reclusão, mais o pagamento de multa.

As penalidades para este crime podem aumentar dependendo de certas condições agravantes, como: se o criminoso manter a vítima como refém; provocar lesões corporais graves á vítima; provocar a morte da vítima; e etc.

Por exemplo, caso o crime resulte na morte da vítima, a pena para o criminoso pode variar entre 20 (vinte) e 30 (trinta) anos de reclusão.

Descubra mais sobre o significado de latrocínio.

Por ser uma gíria popular, o uso do código “157” está presente em vários aspectos na sociedade, principalmente entre grupos musicais que debatem a chamada “cultura das ruas” ou “cultura do crime”.

A popularidade desta gíria cresceu a partir da música “Artigo 157”, do grupo de rap brasileiro Racionais Mc’s.

Ver também o significado de 171

O significado de 157 está nas categorias: Expressões Populares, Direito