Significado de Idiossincrático

O que é Idiossincrático:

Idiossincrático é uma expressão usada para fazer referência, muitas vezes, a situações incomuns ou até impróprias.

A palavra idiossincrático não é encontrada no dicionário da língua portuguesa, porém, é a forma mais usual da palavra idiossincrásico.

Idiossincrásico é um adjetivo que se refere à idiossincrasia, que é a maneira de ver, de sentir e de reagir, própria de cada pessoa. É uma forma incomum de se portar perante a sociedade.

Idiossincrático ou idiossincrásico é a predisposição do temperamento de um indivíduo, que faz com que ele sinta de um modo especial e muito seu a influência de diversos agentes. É agir fora dos padrões normais, dos padrões esperados.

Todas as pessoas têm suas preferências, suas simpatias e idiossincrasias, ou seja, seu modo de ver, sentir e reagir diante de seus conceitos e sua visão de vida.

Em psicologia, idiossincrasia é o conjunto de elementos cuja combinação dá o temperamento e o caráter individual. É a particularidade psíquica de um indivíduo.

Em farmacologia, idiosincrasia significa intolerância do organismo a determinadas substâncias medicamentosas.

A palavra idiossincrático é empregada em diversos contextos além do comportamental, sempre no sentido de situações incomuns, inconvenientes.

Na área da Economia pode-se exemplificar com a relação do “risco idiossincrático” e os resultados das aplicações no mercado financeiro brasileiro.

Na área tributária, "o pagamento de impostos no Brasil, está sujeito às idiossincrasias da atual legislação".

Data de atualização: 20/02/2014.