Violência

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Segundo a OMS, violência é o uso de força física ou poder, em ameaça ou prática, contra si próprio, outra pessoa, contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.

A violência está baseada na intenção do indivíduo que pratica (deliberadamente) o ato violento. Ela pode ser definida a partir de quem sofre, sendo esses os sujeitos da violência:

  • Interpessoal: quando uma pessoa agride outra. Pode ser um membro da comunidade, um familiar ou parceiro.
  • Coletiva: quando é causada a um grupo social, podendo ser política, econômica ou social.
  • Autodirigida: quando o ato é causado contra si próprio, a partir da automutilação ou comportamentos suicidas.

Também pode ser classificada a partir do tipo de violência:

  • Violência física
  • Violência sexual
  • Violência psicológica
  • Violência por privação ou abandono

Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos, podendo ser civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).

Tipos de violência

Violência física

A violência física corresponde às agressões que causam qualquer dano físico. Abrange o uso da força física, utilização de objetos, armas de fogo, armas brancas (instrumentos de corte ou perfuração como facas, punhais, canivetes, entre outros) ou produtos nocivos à saúde.

Entenda o que é a violência urbana.

Violência sexual

A violência sexual é compreendida como todo e qualquer ato de cunho sexual: violações, assédios, exposição à nudez, entre outros.

Ocorre quando não há o consentimento das partes ou quando a vítima é incapaz de consentir ou de se opor ao ato sexual.

Violência psicológica

A violência ocorre quando há um abuso de poder ou uma agressão por palavras, gestos, ameaças, exposição, humilhação, opressão e coação, sem haver o auxílio ou a utilização da força física.

Esse tipo de violência ocorre sempre que há algum dano psicológico a vítima.

Saiba também sobre bullying, os tipos de bullying e o cyberbullying.

Violência por privação ou abandono

A violência por privação ou abandono ocorre a partir da negação ao acesso às condições necessárias para a subsistência ou para uma vida digna.

Nesses casos, há uma relação de poder entre o agressor e a vítima que baseia esta violência.

Ocorre por meio da ausência de cuidado ou abandono, no caso de crianças, idosos e pessoas incapazes de viver de forma autônoma.

Saiba mais sobre os tipos de violência.

Violência no Brasil

A violência no Brasil é multifacetada e envolve diversos tipos de comportamentos agressivos, criminosos e violentos.

Conforme o Anuário brasileiro de Segurança Pública, documento que revela o mapa da violência no país, no ano de 2022, foram registradas 47.452 mortes violentas intencionais.

Essa é uma das taxas mais altas do mundo, fazendo com que o Brasil tenha 23 mortes por 100 mil habitantes.

No ano anterior, 2021, a média global era de 5,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

Os jovens negros estão entre o maior número de mortes, e os estados com mais assassinatos foram Amapá, Bahia e Amazonas, respectivamente.

Vários fatores contribuem para a violência no Brasil, incluindo desigualdade social, pobreza, falta de educação de qualidade, desemprego, corrupção, entre outros.

O tráfico de drogas e as atividades relacionadas a organizações criminosas também desempenham um papel bastante significativo na dinâmica da violência no país.

Vale lembrar que o Brasil também é um país perigoso para quem vive no campo, especialmente em áreas de disputa por terra. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) calculou que, em 2022, a cada quatro horas houve um tipo conflito no meio rural do país.

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar