Violência

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

O que é Violência:

Segundo a OMS, violência é o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.

A violência está baseada na intenção do indivíduo que pratica (deliberadamente) o ato violento.

A violência pode ser definida a partir de quem sofre:

  • Interpessoal: quando uma pessoa agride outra, pode ser um membro da comunidade, um familiar ou parceiro.
  • Coletiva: quando é causada a um grupo social, podendo ser política, econômica ou social.
  • Autodirigida: quando o ato é causado contra si próprio, a partir do auto-abuso ou comportamentos suicidas.

Também pode ser classificada a partir do tipo de violência:

  • Violência física
  • Violência sexual
  • Violência psicológica
  • Violência por privação ou abandono

A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).

Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).

Tipos de violência

Violência física

A violência física corresponde às agressões que causam qualquer dano físico. Abrange o uso da força física, utilização de objetos, armas de fogo, armas brancas (instrumentos de corte ou perfuração como facas, punhais, canivetes, etc.) ou produtos nocivos à saúde.

Violência sexual

A violência sexual é compreendida como todo e qualquer ato de cunho sexual: violações, assédios, exposição à nudez, etc.. Ocorre quando não há o consentimento das partes ou quando a vítima é incapaz de consentir ou de se opor ao ato sexual.

Violência psicológica

A violência ocorre quando há um abuso de poder ou uma agressão por palavras, gestos, ameaças, exposição, humilhação, opressão e coação, sem haver o auxílio ou a utilização da força física. Esse tipo de violência ocorre sempre que há algum dano psicológico a vítima.

Violência por privação ou abandono

A violência por privação ou abandono ocorre a partir da negação do acesso às condições necessárias para a subsistência ou para uma vida digna.

Nesses casos, há uma relação de poder entre o agressor e a vítima que baseia esta violência. Ocorre por meio da ausência de cuidado ou abandono, no caso de crianças, idosos e pessoas incapazes de viver de forma autônoma.

Veja também:

Atualizado em
Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).