Significado de Criacionismo

O que é Criacionismo:

Criacionismo é a teoria que explica a origem do Universo, da Terra e de todos os seres vivos que nela habitam a partir da ação de uma entidade divina. O criacionismo é considerado o oposto do Evolucionismo.  

A teoria do criacionismo é predominantemente aceita por membros de doutrinas religiosas, principalmente por defenderem a ideia da complexidade e perfeição dos seres vivos, nomeadamente dos humanos, e do funcionamento geral da natureza. 

O criacionismo está intrinsecamente ligado às religiões, sendo baseado na existência de um ser antropomórfico dotado de grandes poderes e conhecimentos divinos. 

O exemplo mais conhecido da teoria criacionista está presente na doutrina cristã, que afirma ter sido Deus o criador do Universo, do planeta Terra e de todos os seres vivos. Segundo o livro de Gênesis na Bíblia, o livro sagrado para os cristãos, Deus teria criado o homem a partir do barro, a sua imagem e semelhança, dando-lhe vida com um sopro nas narinas. 

No entanto, vale ressaltar que cada cultura e religião possui versões próprias do criacionismo, de acordo com as mitologias de cada povo. 

Os gregos, por exemplo, acreditavam que o ser humano e a Terra teriam sido obra dos titãs Epimeteu e Prometeu, enquanto que a mitologia chinesa conta a lenda da criação do mundo a partir da solitária deusa Nu Wa. 

Criacionismo científico

A partir do século XX, com o advento do protestantismo fundamentalista das religiões baseadas no cristianismo, surgiu o chamado "criacionismo científico", uma corrente que defende a veracidade da ideia de criação divina relatada na bíblia, criticando e atacando os argumentos do evolucionismo.

Criacionismo e Evolucionismo

O Evolucionismo, também conhecido por Darwinismo, é uma teoria desenvolvida no século XIX a partir dos estudos do naturalista britânico Charles Darwin (1809 - 1882), considerado o "pai da Teoria da Evolução".

Ao contrário do criacionismo, que acredita na criação da vida como obra de uma entidade divina, o evolucionismo diz que a multiplicidade de organismos existentes é fruto da modificação lenta e progressiva de algumas espécies. 

Saiba mais sobre o Evolucionismo.

Os seres humanos (homo sapiens sapiens), de acordo com o evolucionismo, teria surgido a partir de um processo de evolução de outras espécies que já foram extintas, como o homo erectus e o homo habilis. Os humanos não descendem dos macacos, mas sim dos ancestrais que deram origem à raça humana e aos demais primatas atuais, por exemplo.

A doutrina darwinista ainda alega que os ambientes "selecionam" os organismos mais adequados para habitar determinado lugar, o que Darwin chamou de "seleção natural".

Ver também o significado de Darwinismo e Evolução.

Data de atualização: 11/05/2015. O significado de Criacionismo está na categoria: Geral